Quais as propriedades físicas comumente mostradas pelos metais? Que características estruturais se supõem serem as responsáveis por estas propriedades?
Passo 1
Beleza, vamos responder essa pergunta que é sobre as propriedades físicas dos metais e o que na estrutura deles causa essas propriedades. Isso é parte da matéria de Física, mais especificamente da física do estado sólido ou da química dos materiais. Vamos precisar entender um pouco sobre como os átomos estão organizados nos metais e como isso influencia nas propriedades que eles apresentam.
Passo 2
Primeiro, uma das propriedades físicas mais comuns dos metais é a condutividade elétrica. Isso significa que os metais permitem que a eletricidade passe por eles facilmente. Por quê? Porque na estrutura dos metais, os elétrons externos estão livres para se mover. Essa “nuvem de elétrons livres” facilita o fluxo de corrente elétrica.
Passo 3
Outra propriedade importante é a maleabilidade, que é a capacidade dos metais de serem moldados ou martelados sem quebrar. Isso acontece devido à estrutura cristalina dos metais, onde os átomos estão organizados em camadas. Essas camadas podem deslizar umas sobre as outras quando submetidas a força, sem que os metais se partam.
Passo 4
Os metais também são conhecidos por sua condutividade térmica elevada, ou seja, eles transferem calor muito bem. Isso ocorre porque os átomos nos metais estão bem organizados e podem vibrar e transferir energia térmica rapidamente de um átomo para outro.
Passo 5
Além disso, os metais têm um brilho característico, chamado lustre metálico. Isso acontece porque os elétrons livres nos metais refletem a luz que incide sobre eles, dando esse brilho brilhante que reconhecemos.
Resposta
Então, resumindo, os metais geralmente apresentam alta condutividade elétrica e térmica, são maleáveis e possuem lustre metálico. Essas propriedades são causadas pela estrutura metálica, onde os átomos estão organizados de forma a permitir a livre movimentação de elétrons e o deslizamento das camadas atômicas.
Exercícios relacionados
A molécula de
tem um momento de dipolo de
e a molécula de
apresenta um valor de 0,24 D. Usando os conceitos de VSEPR e eletronegatividade, explique essa diferença.
Quantas ligações do tipo sigma (
), e do tipo pi (
) constituem, em geral uma ligação:
(a) simples
(b) dupla
© tripla
(a) simples
(b) dupla
© tripla
Dê a hibridização, e o ângulo das ligações associadas a cada arranjo de par de elétrons: (a) linear; (b) tetraédrica; © plana triangular; (d) octaédrica; (e) bipiramidal triangular.
Baseado nas seguintes observações, de um aluno, relacione as mesmas com o tipo de ligação (metálico, iônico, covalente) presente: [P.W. ATKINS, L. JONES. Princípios de Química. Editora Bookman, 2012. Adaptado]
(a) Uma peça de chumbo foi achatada por um martelo (___).
(b) Os cristais de cloreto de sódio depois da martelada se quebraram ou sofreram clivagem ( ).
(a) Uma peça de chumbo foi achatada por um martelo (___).
(b) Os cristais de cloreto de sódio depois da martelada se quebraram ou sofreram clivagem (