Nas provas dos rasos, no atletismo, os atletas partem de marcas localizadas em posições diferentes na parte curva da pista e não podem sair de suas raias até a linha de chegada. Dessa forma, podemos afirmar que, durante a prova, para todos os atletas, o:
a) espaço percorrido é o mesmo, mas o deslocamento e a velocidade vetorial média são diferentes;
b) espaço percorrido e o deslocamento são os mesmos, mas a velocidade vetorial média é diferente;
c) deslocamento é o mesmo, mas o espaço percorrido e a velocidade vetorial média são diferentes;
d) deslocamento e a velocidade vetorial média são iguais, mas o espaço percorrido é diferente;
e) espaço percorrido, o deslocamento e a velocidade vetorial média são iguais.

Passo 1

Vamos dar uma olhada no que a questão está pedindo. Estamos falando das provas de 200 metros rasos no atletismo, onde os corredores começam em posições diferentes na curva da pista e precisam permanecer em suas respectivas raias até a linha de chegada. O conteúdo envolvido aqui é movimento retilíneo uniforme e conceitos relacionados como espaço percorrido, deslocamento e velocidade vetorial média. Para resolver, vamos precisar entender bem esses conceitos e como eles se aplicam nesse contexto.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que são cada um desses termos:
  • Espaço percorrido: é a distância total que o atleta percorre durante a prova. É uma grandeza escalar, ou seja, só tem magnitude.
  • Deslocamento: é a distância em linha reta entre o ponto de partida e o ponto de chegada, considerando a direção. É uma grandeza vetorial.
  • Velocidade vetorial média: é o deslocamento dividido pelo tempo que o atleta levou para percorrer essa distância. Também é uma grandeza vetorial, pois considera direção e sentido.

Passo 3

Agora, vamos analisar a situação da prova. Mesmo que os atletas comecem em posições diferentes na curva, todos eles terminam na mesma linha de chegada. Isso significa que, independentemente da posição inicial na curva, o deslocamento de cada atleta é o mesmo, já que eles se movem do ponto de partida para o mesmo ponto de chegada em linha reta.

Passo 4

Porém, como os atletas começam em posições diferentes na curva, eles percorrem espaços diferentes. Quanto mais afastado da curva interna, maior o espaço percorrido naquela parte da pista. Portanto, atletas em raias externas percorrem uma distância maior que aqueles em raias mais internas.

Passo 5

Sobre a velocidade vetorial média, ela depende do deslocamento e do tempo. Já que todos têm o mesmo deslocamento, mas podem ter tempos diferentes (especialmente porque alguns corredores podem estar em raias onde o espaço percorrido é maior), a velocidade vetorial média também pode ser diferente entre os atletas.

Resposta

A alternativa correta é a c) deslocamento é o mesmo, mas o espaço percorrido e a velocidade vetorial média são diferentes.

Exercícios relacionados

Utilize as propriedades dos gás ideal monoatômico para calcular as variações de energia interna, trabalho realizado pelo gás e calor absorvido em cada etapa do ciclo em termos dos três volumes e e da temperatura inicial . Verifiquem a coerência com sua resposta ao ítem c).
A respeito das grandezas escalares e vetoriais julgue as proposições a seguir de verdadeiro ou falso :
( ) As grandezas escalares ficam definidas apenas pelo valor, ou módulo, acompanhado da unidade de medida;
( ) As grandezas vetoriais necessitam, além do módulo, também da direção e do sentido;
( ) Tempo, temperatura, massa, área e comprimento são grandezas escalares;
( ) Deslocamento, velocidade, aceleração e forças são grandezas vetoriais.
Se a aceleração vetorial de uma partícula é constantemente nula, suas componentes tangencial e centrípeta também o são. A respeito de um possível movimento executado por essa partícula, podemos afirmar que ele pode ser:
a) acelerado ou retardado, em trajetória retilínea;
b) uniforme, em trajetória qualquer;
c) apenas acelerado, em trajetória curva;
d) apenas uniforme, em trajetória retilínea;
e) acelerado, retardado ou uniforme, em trajetória curva.
Um barco movido por motor desce de um rio em . No sentido contrário, demora para chegar ao ponto de partida. Qual é a velocidade da água do rio? Sabe-se que, na ida e na volta, a potência desenvolvida pelo motor é a mesma
a)
b)
c)
d)
e)