O quadro apresenta o teor de cafeína em diferentes bebidas comumente consumidas pela população. Café expresso: 80mL, 120mg cafeína;Café filtrado: 50mL, 35mg;Chá preto: 180mL, 45mg cafeína;Refrigerante de cola: 250mL, 80mg cafeína;Chocolate quente: 60mL, 25mg cafeína. Da análise do quadro conclui-se que o menor teor de cafeína por unidade de volume está presente no:*2 pontos
A) café expresso.
B) chá preto.
C) chocolate quente.
D) café filtrado.
E) refrigerante de cola
A) café expresso.
B) chá preto.
C) chocolate quente.
D) café filtrado.
E) refrigerante de cola
Passo 1
Beleza, vamos lá! A gente tem uma tabela com várias bebidas e a quantidade de cafeína que cada uma tem, junto com o volume delas. O objetivo é descobrir qual dessas bebidas tem a menor quantidade de cafeína por unidade de volume. Para resolver isso, vamos calcular a concentração de cafeína em cada bebida, ou seja, quantos miligramas de cafeína há em cada mililitro da bebida.
Passo 2
Primeiro, vamos entender que para encontrar a quantidade de cafeína por unidade de volume, a gente divide a quantidade total de cafeína pelo volume total da bebida. A fórmula que vamos usar é:
Passo 3
Agora, vamos calcular isso para cada bebida:
- Café expresso:
- Café filtrado:
- Chá preto:
- Refrigerante de cola:
- Chocolate quente:
Passo 4
Agora que temos a concentração de cafeína por mililitro para cada bebida, vamos comparar esses valores para ver qual é o menor:
- Café expresso: 1,5 mg/mL
- Café filtrado: 0,7 mg/mL
- Chá preto: 0,25 mg/mL
- Refrigerante de cola: 0,32 mg/mL
- Chocolate quente: 0,416 mg/mL
Passo 5
Analisando os números, o chá preto tem a menor concentração de cafeína por mililitro, com apenas 0,25 mg/mL. Isso significa que, entre as opções listadas, o chá preto é a bebida que contém menos cafeína por unidade de volume.
Resposta
A opção correta é:
B) chá preto.