Qual é a quantidade de arranjos que podemos formar com 7 elementos tomados de 2 em 2 ?

Passo 1

Primeiro, vamos entender o que a questão está pedindo. A pergunta é: “Qual é a quantidade de arranjos que podemos formar com 7 elementos tomados de 2 em 2?” Isso significa que temos 7 elementos e queremos saber de quantas maneiras diferentes podemos organizá-los dois a dois, considerando a ordem dos elementos.
Aqui, estamos falando sobre arranjos, que fazem parte da combinatória, um ramo da matemática que estuda as diferentes maneiras de combinar objetos. Para resolver isso, vamos precisar usar a fórmula dos arranjos, que nos ajuda a calcular quantas possibilidades temos quando a ordem importa.

Passo 2

Agora, vamos lembrar qual é a fórmula para calcular arranjos. A fórmula para o número de arranjos de elementos tomados de em é:
Aqui, (lê-se “n fatorial”) significa o produto de todos os números inteiros de 1 até . Por exemplo, .
No nosso caso, temos:
  • (os 7 elementos)
  • (tomados de 2 em 2)

Passo 3

Vamos substituir os valores na fórmula dos arranjos:
Agora, vamos calcular e :

Passo 4

Substituindo esses valores na equação:

Resposta

Podemos formar 42 arranjos com 7 elementos tomados de 2 em 2.

Exercícios relacionados

Uma empresa de alimentos abriu uma concorrência para a compra de corantes, cujo interesse está em adquirir uma marca que possua especificação de alta coloração com padronização, associada ao menor custo. Para esta concorrência, quatro fornecedores ( e ) disponibilizaram amostras de seus respectivos corantes para serem experimentados em relação à cor (Y). Com base nas estimativas de duas medidas da Estatística Descritiva (uma de posição e outra de variação), principalmente, e no custo, indique um e o melhor fornecedor. Por quê?
Amostra
1 100 101 80 61
2 99 87 81 89
3 101 115 80 82
4 102 112 79 75
5 98 90 81 100
Custo 1,40 1,30 1,20 1,10
Suponha que tenha sido realizado um experimento para avaliar o efeito da concentração da amina sobre o teor de sílica ( Y ) em um determinado tipo de minério de ferro. Nele, cada concentração da amina foi avaliada em duas repetições, executadas, com uma restrição na casualização. A primeira repetição de todos os tratamentos foi executada no primeiro dia de avaliação e, no segundo dia, a segunda. A designação das quatro concentrações ( e ) da amina (tratamentos) às unidades experimentais (UEs) foi feita inteiramente ao acaso, dentro de cada dia de avaliação, separadamente. De acordo com as informações anteriores, mencione os princípios básicos utilizados neste experimento.
dia 20 dia
UE 1 2 3 4 5 6 7 8
Tratamento
A equipe técnica de uma empresa testou o teor de proteína ( Y ), em um experimento e estimou os seguintes intervalos com de confiança para e , de acordo com as distribuições qui-quadrado e de Student, respectivamente:
Sabendo-se que os valores de são normalmente distribuídos, pode-se concluir que a empresa satisfaz às exigências de ? Por quê?
Para acessar um site, cada usuário cria uma senha com 6 algarismos, todos distintos entre si. Então, o número de senhas possíveis que esse site admite é igual a:
Sabemos que existem 10 algarismos possíveis, então, calcularemos o arranjo simples de 10 algarismos tomados de 6 em 6.