Quantos coulombs © são necessários para depositar de cobre metálico de uma solução de ?
Resp: 455,2 C

Passo 1

Beleza, vamos resolver quantos coulombs © a gente precisa para depositar 150,1 mg de cobre metálico a partir de uma solução de . Aqui, vamos usar conceitos de eletroquímica, mais especificamente a Lei de Faraday, que relaciona a quantidade de carga elétrica com a quantidade de substância depositada.

Passo 2

Primeiro, vamos converter a massa de cobre para gramas:

Passo 3

Agora, vamos calcular o número de mols de cobre ( ) usando a massa molar do cobre. A massa molar do Cu é aproximadamente 63,55 g/mol:

Passo 4

Sabemos que cada mol de elétrons corresponde a 96485 coulombs (constante de Faraday, ). Além disso, o cobre tem valência 2 ( ) na reação de deposição. A carga total ( ) necessária é dada por:

Resposta

São necessários aproximadamente 455,2 C para depositar 150,1 mg de cobre metálico a partir de uma solução de .

Exercícios relacionados

Considere a titulação de com EDTA , tamponada a (em prresença de ). Calcule o pZn para os seguintes volumes de titulante: (a) ; (b) ; © . (R: 8,10; 11,29 e 14,67).
Uma solução contend de sulfato de ferro (II) foi titulada com uma solução de , em meio de . Dados: . Calcule o potencial da célula após a adição de nos seguintes volumes:
(a) ; (b) ; © . (R: )
No processo Hall-Héroult (obtenção de alumínio por eletrólise do ), a reação que ocorre no cátodo é . Se a célula operar a e , quantos quilogramas de alumínio metálico serão obtidos numa operação de ?
Resp: 270 kg
Durante quanto tempo deve-se passar uma corrente de 800 mA em uma solução diluída de para produzir de ?
Resp: 88 min e 27 s