Questão 2: Explique com duas palavras o que é a ruptura hidráulica, quando e por que ela acontece.

Passo 1

Beleza, vamos lá! A questão pede para explicar o que é ruptura hidráulica, quando ela acontece e por que ocorre. A matéria envolvida aqui é hidráulica, especificamente relacionada ao comportamento dos fluidos em movimentação e como isso pode levar a falhas estruturais. Para resolver isso, vamos precisar entender os conceitos básicos de pressão nos fluidos e como variações repentinas podem causar problemas.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que é ruptura hidráulica. Basicamente, é quando há uma falha ou um rompimento numa tubulação ou sistema hidráulico devido a mudanças bruscas na pressão do fluido que está passando por ele. Imagine que a água está fluindo calmamente por um cano, e de repente há um aumento muito rápido na pressão – isso pode causar o estouramento do cano.

Passo 3

Agora, quando isso acontece? A ruptura hidráulica geralmente ocorre quando há uma parada súbita no fluxo do fluido, como quando você fecha uma válvula rapidamente em uma tubulação onde a água está correndo com força. Essa parada imediata faz com que a energia do fluxo seja repentinamente convertida em pressão, aumentando muito a pressão no sistema.

Passo 4

E por que isso acontece? A explicação está na física dos fluidos. Quando o fluxo de um fluido é interrompido rapidamente, a energia cinética do fluido se transforma em energia potencial de pressão. Essa alta pressão pode exceder a capacidade máxima que a tubulação ou o sistema hidráulico suporta, levando ao rompimento ou vazamento.

Resposta

Ruptura hidráulica é a falha ou estouramento de um sistema hidráulico causada por aumentos repentinos de pressão quando o fluxo de fluido é interrompido rapidamente.

Exercícios relacionados

Um Tubo de Cobre ( mm ) de 3 m de Comprimento e Diâmetro de 38 mm foi utilizado em testes para se determinar as Perdas de Entrada no Escoamento de um Reservatório. O Tubo descarrega para a Atmosfera. Para uma Entrada de Borda Viva, uma Vazão de 0,016 m³/s foi medida, quando o Nível do Reservatório estava 25,9 m acima da Linha de Centro do Tubo. A partir disso, calcule qual é o Coeficiente de Perda, K, para uma Entrada de Borda Viva.
Considere que a Viscosidade
Cinemática é .
Um fluido se desloca no sentido se , em um bocal convergente com , com perfil de velocidade dado por á e sai com perfil , após uma redução para . Determine .
a) Calcular a perda de calor para cada metro quadrado de superfície por hora.
b) Sabendo-se que a área total do edifício é e que o poder calorífico do carvão é de , determinar a quantidade de carvão a ser utilizada em um sistema de aquecimento durante um período de 10h. Supor o rendimento do sistema de aquecimento igual a .
de área
ã