Questão 2 (2,5 pontos) Um circuito consiste de um capacitor de 6,0 mu F, um capacitor de 12,0 mu F, uma bateria de 12 V e um interruptor, conectados como mostrado na figura ao lado. Inicialmente, o interruptor está aberto e os capacitores estão descarregados. O interruptor é, então fechado e os capacitores são carregados. (b) Qual é a carga que passa pela bateria?

Passo 1

Beleza, vamos resolver essa questão de circuitos que envolve capacitores! A gente tem um capacitor de 6,0 mu F, outro de 12,0 mu F, uma bateria de 12 V e um interruptor. Quando fechamos o interruptor, os capacitores começam a se carregar. A pergunta é: qual é a carga que passa pela bateria?

Passo 2

Primeiro, precisamos entender como os capacitores estão conectados no circuito. Geralmente, capacitores podem estar em série ou em paralelo. Sem a figura, vamos supor que eles estão em paralelo, que é uma configuração comum quando queremos aumentar a capacitância total.

Passo 3

Quando capacitores estão em paralelo, a capacitância total ( Ctotal) é a soma das capacitâncias individuais. Então, temos:
Ctotal = C1 + C2 = 6,0,muF + 12,0,muF = 18,0,muF

Passo 4

Agora, para encontrar a carga total ( Qtotal) armazenada nos capacitores quando a bateria está conectada, usamos a fórmula:
Q = C times V
Onde V é a tensão da bateria.

Passo 5

Aplicando os valores que temos:
Qtotal = 18,0,muF times 12,V = 216,0,muC

Passo 6

Essa carga ( Qtotal) é a quantidade de carga que a bateria forneceu para carregar os dois capacitores. Portanto, a carga que passa pela bateria é de 216,0,muC.

Resposta

A carga que passa pela bateria é de 216,0,muC.

Exercícios relacionados