Questão 6 - Os radares controladores de velocidade instalados em estradas e avenidas Brasil afora colhem amostras da velocidade escalar instantânea dos veículos por meio de uma incidência e reflexão praticamente instantâneas de ondas eletromagnéticas na faixa das radiofrequências. Como os motoristas devem apresentar velocidade adequada não apenas no momento da passagem diante do radar, mas, sim, durante todo o percurso, estão em teste atualmente na cidade de São Paulo sistemas de radares detectores de velocidade escalar média.
Em uma extensão monitorada de
em que a velocidade escalar média máxima permitida é de
, qual o mínimo intervalo de tempo disponível ao percurso de um veículo para que não seja caracterizada uma infração de trânsito registrada pelo sistema
2
de radares?
Em uma extensão monitorada de
2
de radares?
Passo 1
Beleza, vamos resolver essa questão sobre controle de velocidade com radares. O enunciado fala sobre uma estrada de 2,5 km onde a velocidade média máxima permitida é de 60 km/h. Precisamos descobrir qual é o tempo mínimo que um carro deve levar para percorrer esses 2,5 km sem cometer uma infração.
Passo 2
Primeiro, vamos lembrar que velocidade média é calculada dividindo a distância pelo tempo. A fórmula é:
Aqui, queremos que a velocidade média não ultrapasse 60 km/h. Então, rearranjando a fórmula para encontrar o tempo, temos:
Passo 3
Vamos substituir os valores fornecidos na fórmula. A distância é de 2,5 km e a velocidade máxima permitida é de 60 km/h:
Passo 4
Agora, vamos fazer essa divisão. Dividindo 2,5 por 60:
Como é mais útil termos o tempo em minutos, vamos converter horas para minutos. Sabemos que 1 hora = 60 minutos, então:
Passo 5
Então, o tempo mínimo que o carro deve levar para percorrer os 2,5 km sem ser pego pelo radar é de 2,5 minutos. Para facilitar, isso equivale a 2 minutos e 30 segundos.
Resposta
O mínimo intervalo de tempo disponível é de 2 minutos e 30 segundos.