A reação de formação do dióxido de enxofre é descrita por:
Se o valor de para a reação a uma certa temperatura é 10, e a pressão parcial de e são 0,5 atm cada, calcule a pressão parcial de em equilíbrio.

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse exercício de equilíbrio químico juntos! A gente tem a reação de formação do dióxido de enxofre:
A informação que a gente tem é o valor da constante de equilíbrio , e as pressões parciais de e que são 0,5 atm cada. Nosso objetivo é encontrar a pressão parcial de no equilíbrio. Para isso, vamos usar a expressão da constante de equilíbrio para essa reação.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar como calcular . Para essa reação, a expressão do é:
Aqui, é a pressão parcial do que queremos encontrar, e e são as pressões parciais que a gente já conhece (0,5 atm cada).

Passo 3

Agora, vamos substituir os valores que temos na equação do :
Simplificando o denominador:
Então, a equação fica:

Passo 4

Para encontrar , basta multiplicar ambos os lados da equação por 0,25:
Fazendo a conta:

Resposta

A pressão parcial de em equilíbrio é 2,5 atm.

Exercícios relacionados

Discuta as etapas envolvidos em uma reação de substituição de ligantes através de um mecanismo associativo em complexos com geometrias quadráticas e octaédricas.
A constante de velocidade de formação do complexo a partir de quando , and diferem em não mais do que um fator 2 . Qual deve ser o mecanismo de substituição?
Considere a reação química abaixo:
Se a pressão total do sistema foi 3,6 atm e o número de mols dos gases no equilíbrio é e qual o valor do Kp para a reação?
Uma reação de equilíbrio em um recipiente fechado a é:
No equilíbrio, as pressões parciais dos gases são e 1 atm . Determine o valor de para esta reação.