Em uma região do espaço, uma partícula possui uma função de onda dada por e uma energia dada por , em que é um comprimento. (a) Determine a energia potencial em função de x e faça um gráfico de V em função de x.

Passo 1

Beleza, vamos resolver essa questão! A gente tem uma partícula com uma função de onda e uma energia . O conteúdo aqui envolve a Equação de Schrödinger, que é fundamental na mecânica quântica para relacionar a função de onda com a energia e o potencial. Para resolver, vamos precisar calcular a segunda derivada da função de onda e usar a equação de Schrödinger para encontrar o potencial .

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar qual é a Equação de Schrödinger independente do tempo para uma partícula em uma dimensão:
Nossa missão é isolar .

Passo 3

Vamos rearranjar a equação para resolver para :
Dividindo ambos os lados por :

Passo 4

Agora, precisamos calcular a segunda derivada de . Vamos derivar duas vezes a função:
Primeira derivada de :
Segunda derivada de :

Passo 5

Substituindo e na expressão para :
Aqui, como está nos denominadores e numeradores, ela cancela.

Passo 6

Simplificando a expressão:
Distribuindo :
Perceba que os termos se cancelam.

Passo 7

Então, sobra:
Essa é a expressão do potencial em função de .

Passo 8

Para fazer o gráfico de em função de , observamos que é uma função quadrática:
onde .
Isso representa uma parábola que abre para cima, passando pela origem. Conforme aumenta ou diminui, aumenta de forma quadrática.

Resposta

O potencial em função de é dado por:
E o gráfico de versus é uma parábola que abre para cima, representando um potencial harmônico.

Exercícios relacionados

Uma partícula de carga é mantida em um ponto fixo. Uma segunda partícula de massa , possuindo a mesma carga livre , está inicialmente em repouso a uma distância de . A segunda partícula é então solta, sendo repelida pela primeira. Despreze o atrito. Determinar: b) o módulo da velocidade da partícula neste instante supondo , .
O foguete Falcon Heavy é atualmente o foguete mais poderoso em operação. Com altura de 70 metros, massa de 1.420 .000 kg , com dois estágios, o primeiro estágio usa 430.000 kg de combustível e tem impulso de para tirá-lo da superfície da Terra até uma altitude de aproximadamente 70 km em apenas 2 minutos e 40 segundos. Assumindo que a aceleração gravitacional, impulso, velocidade de escape do produto da combustão e taxa de consumo de combustível são constantes nesse intervalo, calcule a taxa de consumo de combustível, a velocidade de escape da combustão e a velocidade do foguete ao chegar à altitude final, partindo do repouso, se o primeiro estágio utilizou todo o combustível.
O espaço entre duas esferas concêntricas de raios a e b encontra-se preenchido com um dielétrico de densidade de carga uniforme, . Determinar o potencial elétrico V , em função da distância r do centro das esferas, considerando as regiões: (d) essas soluções concordam em e ?
O espaço entre duas esferas concêntricas de raios a e b encontra-se preenchido com um dielétrico de densidade de carga uniforme, . Determinar o potencial elétrico V , em função da distância r do centro das esferas, considerando as regiões: © ;