Um reservatório rígido contém de a com volume específico de 0,01 . Todo o sistema é aquecido até a temperatura ambiente de .
Calcule o trabalho e o calor no processo.

Passo 1

Beleza, vamos dar uma olhada no que a questão está pedindo. Temos um reservatório rígido que contém 0,5 kg de um gás a uma temperatura inicial de e um volume específico de . Esse sistema é aquecido até a temperatura ambiente de . Precisamos calcular o trabalho realizado e o calor trocado nesse processo.
Para resolver isso, vamos precisar aplicar conceitos de Termodinâmica, especialmente sobre processos a volume constante. Vamos seguir passo a passo para entender tudo direitinho!

Passo 2

Primeiro, vamos calcular o volume total do gás no reservatório. O volume específico ( ) é o volume por unidade de massa. Então, multiplicando o volume específico pela massa, temos:

Passo 3

Agora, vamos lembrar que o trabalho ( ) em um processo termodinâmico é dado por:
Onde é a pressão e é a variação do volume. Mas como o reservatório é rígido, o volume não muda ( ). Portanto:
Então, o trabalho realizado pelo sistema nesse processo é zero.

Passo 4

Vamos agora calcular o calor ( ) trocado. Em um processo a volume constante, o calor trocado está relacionado com a variação da energia interna ( ):
A variação da energia interna para um gás ideal é dada por:
Onde:
  • é a massa do gás,
  • é a capacidade calorífica a volume constante,
  • é a variação de temperatura.

Passo 5

Vamos calcular a variação de temperatura ( ):

Passo 6

Para prosseguir, precisaríamos saber o valor da capacidade calorífica a volume constante ( ) do gás em questão. Como o enunciado não fornece essa informação, podemos deixar a resposta em termos de :

Resposta

O trabalho realizado no processo é 0 J e o calor trocado é igual a joules, onde é a capacidade calorífica a volume constante do gás.

Exercícios relacionados

Um cilindro pistão contém oxigênio puro a . O pistão se desloca de tal forma que a temperatura final é 700 K em um processo politrópico com o expoente . Use o gás ideal como aproximação e o calor específico constante para encontrar a pressão final. Determine o trabalho específico e o calor específico transferido no processo.
Um reservatório rígido contém de a com volume específico de 0,01 . Todo o sistema é aquecido até a temperatura ambiente de .
Determine o volume do tanque.
Água entra em um tubo de parede delgada de cobre 2,5 cm de diâmetro interno de um trocador de calor a , com taxa de , e é aquecida do lado de fora pela condensação do vapor a . Considerando que o coeficiente médio de transferência de calor seja , determine 0 comprimento do tubo necessário para aquecer a água até . (R: )
Água escoa em regime permanente com uma vazão mássica de através de um tubo de 40 mm de diâmetro com 4 m de comprimento. A água entra a e a temperatura do tubo é mantida a pela condensação de vapor na superfície externa. Determine a temperatura de saída da água e a taxa de transferência de calor para a água. (R: ).