Responda:
Por que o rendimento real em uma reação não é igual ao rendimento teórico predito a partir da correspondente equação química?
Por que o rendimento real em uma reação não é igual ao rendimento teórico predito a partir da correspondente equação química?
Passo 1
Beleza, vamos lá! A questão pede pra gente explicar por que o rendimento real de uma reação química geralmente não bate com o rendimento teórico que a gente calcula a partir da equação química. Vamos trabalhar com conceitos de química, como equilíbrio químico, pureza dos reagentes e condições da reação.
Passo 2
Primeiro, é importante entender o que são rendimento teórico e rendimento real. O rendimento teórico é a quantidade máxima de produto que poderia ser obtida com base nas proporções dos reagentes na equação balanceada. Já o rendimento real é o quanto de produto a gente realmente consegue na prática.
Passo 3
Um dos motivos principais para a diferença entre os dois rendimentos é que nem todos os reagentes sempre reagem completamente. Às vezes, sobra algum reagente não consumido porque a reação não vai até o fim, seja por limitações de tempo, temperatura ou pressão.
Passo 4
Outro fator é a pureza dos reagentes. Na vida real, os reagentes podem conter impurezas que não participam da reação, o que significa que menos reagente puro está disponível para formar o produto, reduzindo o rendimento real.
Passo 5
Além disso, as condições da reação podem não ser ideais. Por exemplo, a temperatura ou pressão pode não estar exatamente como o necessário para a máxima eficiência da reação, afetando a quantidade de produto formado.
Passo 6
Também há perdas físicas durante o processo, como durante a separação e purificação do produto. Parte do produto pode aderir aos equipamentos ou se perder no ambiente, diminuindo o rendimento real obtido.
Passo 7
Por fim, algumas reações têm equilíbrio químico, onde os reagentes e produtos coexistem em equilíbrio. Isso significa que nem todo reagente é convertido em produto, limitando o rendimento real.
Resposta
O rendimento real em uma reação não é igual ao rendimento teórico porque, na prática, nem todos os reagentes reagem completamente, podem haver impurezas nos reagentes, as condições da reação nem sempre são ideais, ocorre perda de produto durante o processo e muitas reações atingem um equilíbrio que impede a conversão total dos reagentes em produtos.
Exercícios relacionados
Propano é queimado com ar. Determine a composição molar do produto gasoso, considerando que não ocorre formação de monóxido de carbono se:
de excesso de ar,
de conversão do combustível.
Considerando o 2-metilbutano, liste todos os possíveis intermediários radicalares formados pela abstração de um átomo de hidrogênio, e os disponha em ordem crescente de estabilidade, justificando sua resposta.
Um elemento
possui 6 elétrons de valência. Represente a fórmula eletrônica, estrutural e molecular desse elemento quando combinado com o hidrogénio.
(Unesp-SP) Considere as espécies quimicas
e KBr . Dados os números de elétrons na camada de valência,
, explique, justificando, o tipo de ligação que ocorre entre os átomos de:
a) bromo, no ;
a) bromo, no