7.a) Os seguintes álcoois de mesmas massas moleculares apresentam temperaturas de ebulição (Teb) distintas: 1-Butanol, ; 2Butanol, Teb ; 2-metil-2-propanol, . Apresente uma explicação para estas diferenças de temperatura de ebulição.

Passo 1

Primeiro, vamos entender o que a questão está pedindo. Temos três álcoois: 1-Butanol, 2-Butanol e 2-metil-2-propanol. Todos eles têm a mesma massa molecular, mas apresentam temperaturas de ebulição diferentes. O conteúdo que vamos usar para resolver isso envolve as propriedades dos álcoois, especificamente as forças intermoleculares que influenciam a temperatura de ebulição.

Passo 2

A temperatura de ebulição de uma substância depende das forças intermoleculares presentes entre suas moléculas. Nos álcoois, a principal força intermolecular é a ligação de hidrogênio ( -ligação). Quanto mais fortes essas ligações, maior a temperatura de ebulição.

Passo 3

Vamos analisar cada álcool:
  • 1-Butanol: Possui uma cadeia linear, o que permite que as moléculas se aproximem melhor umas das outras, formando ligações de hidrogênio mais eficientes.
  • 2-Butanol: Tem uma estrutura ligeiramente ramificada, o que ainda permite boas interações de hidrogênio, mas não tão eficientes quanto o 1-Butanol.
  • 2-metil-2-propanol: Tem uma estrutura altamente ramificada, dificultando a aproximação das moléculas e diminuindo a eficiência das ligações de hidrogênio.

Passo 4

Portanto, como as ligações de hidrogênio são mais eficientes no 1-Butanol devido à sua estrutura linear, ele tem a maior temperatura de ebulição. O 2-Butanol, com uma ramificação moderada, tem uma temperatura intermediária. Já o 2-metil-2-propanol, com alta ramificação, tem a menor temperatura de ebulição porque as ligações de hidrogênio são menos eficientes.

Resposta

As diferenças nas temperaturas de ebulição são explicadas pela eficiência das ligações de hidrogênio, que são mais fortes no 1-Butanol devido à sua estrutura linear, menos fortes no 2-Butanol por ter uma ramificação moderada, e ainda menos no 2-metil-2-propanol devido à alta ramificação, resultando em temperaturas de ebulição de , e , respectivamente.

Exercícios relacionados

Apesar de terem massas moleculares semelhantes, o ponto de ebulição do álcool propílico é maior do que o da propanona (56, C).Justifique.
Dentre os pares de compostos listados a seguir, indique qual deve apresentar maior temperatura de ebulição e justifique sua resposta com bases nas interações intermoleculares:
b) e CH3 ;
Responda as questões abaixo indicando todos os cálculos: A representação indica que o átomo do elemento químico ferro tem qual composição de prótons, elétrons e nêutrons?
Responda as questões abaixo indicando todos os cálculos: Um átomo é constituído por 15 elétrons e possui número de massa igual a 30 . Qual o número de nêutrons desse átomo?