Qual das seguintes espécies não é um ácido de Lewis?
(a) ;
(b) ;
© ;
(d) ;
(e) .

Passo 1

Beleza, vamos resolver essa questão juntos! O enunciado pede para identificar qual das espécies listadas não é um ácido de Lewis. Para isso, vamos falar sobre a teoria dos ácidos e bases de Lewis, entender o que caracteriza um ácido de Lewis e aplicar esse conhecimento às opções apresentadas.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar o que é um ácido de Lewis. Segundo a definição de Lewis, um ácido é uma espécie química que aceita um par de elétrons durante uma reação química. Isso é diferente da definição de Brønsted-Lowry, que define ácido como um doador de prótons.

Passo 3

Agora, vamos analisar cada uma das opções para ver se elas têm a habilidade de aceitar um par de elétrons:
(a) : O alumínio tem três elétrons na sua camada externa e pode aceitar um par de elétrons para completar sua octeto. Então, é um ácido de Lewis.
(b) : O íon hidrogênio não tem elétrons e pode aceitar um par de elétrons para formar uma ligação. Portanto, também é um ácido de Lewis.
© : O boro possui apenas seis elétrons na sua camada externa e pode aceitar pares de elétrons para atingir o octeto. Assim, é um ácido de Lewis.
(d) : O enxofre no pode aceitar pares de elétrons, o que faz dessa molécula um ácido de Lewis.
(e) : O sulfeto de hidrogênio tem pares de elétrons disponíveis no átomo de enxofre, mas ele não tende a aceitar elétrons adicionais. Na verdade, atua mais como uma base de Lewis, do que como um ácido.

Resposta

A espécie que não é um ácido de Lewis é .

Exercícios relacionados

Compare, em termos de tamanho e forma, os seguintes orbitais: e
Qual combinação de reagentes é menos efetivo na formação de etóxido de sódio, ?
(a) ;
(b) ;
© ;
(d) ;
(e) .
Diferencie ligação covalente de ligação iônica e explique o princípio da regra do octeto.
Bioindicadores de poluição aquática sāo organismos que vivem ou estāo intimamente associados a corpos hídricos, e fornecem evidências de poluição de ambientes aquáticos.