Para os seguintes processos, calcule a variação de energia interna do sistema e determine se o processo é endotérmico ou exotérmico: Uma reação química libera de calor e não realiza trabalho na vizinhança. , exo]

Passo 1

Beleza, vamos dar uma olhada no que a questão está pedindo. A gente tem uma reação química que libera de calor e não faz trabalho na vizinhança. Nosso objetivo é calcular a variação da energia interna do sistema ( ) e dizer se o processo é endotérmico ou exotérmico. Para isso, vamos usar a primeira lei da termodinâmica.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar a fórmula da primeira lei da termodinâmica:
Aqui, é a variação da energia interna, é o calor trocado e é o trabalho realizado.

Passo 3

A questão diz que a reação libera de calor. Como o calor está sendo liberado pelo sistema, vamos considerar (negativo porque o sistema está perdendo calor).

Passo 4

Também foi informado que não há trabalho realizado na vizinhança, então .

Passo 5

Agora, substituímos os valores na fórmula:

Passo 6

O valor negativo de indica que a energia interna do sistema diminuiu. Isso significa que o processo liberou energia para o ambiente.

Passo 7

Como o sistema liberou energia (calor), o processo é exotérmico.

Resposta

é

Exercícios relacionados

Para os seguintes processos, calcule a variação de energia interna do sistema e determine se o processo é endotérmico ou exotérmico: uma amostra de 50 g de uma substância é resfriada de 30 para , perdendo aproximadamente 3140 J de calor. [resp: , exo]
Calcule , e determine se o processo é endotérmico ou exotérmico para os seguintes casos: o sistema absorve de calor da vizinhança e a vizinhança executa 20 kJ de trabalho no sistema.
Compare as temperaturas críticas da amônia, , e nitrogênio, (consulta literatura). Qual dos dois gases tem as forças intermoleculares mais fortes? Por quê?
Por que NaCl não se dissolve em solventes não polares, como ?