Os semicondutores à base de germânio também podem ser fabricados, apesar de ser bem menos comum que os dispositivos de silício. Que tipo de material (tipo n) resultaria se o germânio puro fosse dopado com o gálio?

Passo 1

Vamos entender o que está sendo perguntado. O exercício fala sobre semicondutores de germânio puro que são dopados com gálio. A matéria envolvida é a física dos semicondutores, especificamente o conceito de dopagem. Para resolver, vamos precisar saber como a dopagem afeta as propriedades elétricas do material.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar o que é dopagem. Dopagem é o processo de adicionar impurezas a um semicondutor puro para modificar suas propriedades elétricas. Dependendo do tipo de impureza adicionada, o material resultante pode ser do tipo n ou do tipo p.

Passo 3

Agora, vamos ver qual é o papel do gálio na dopagem do germânio. O gálio pertence ao grupo III da tabela periódica, o que significa que ele tem três elétrons na camada de valência. Quando o gálio é adicionado ao germânio, que pertence ao grupo IV e tem quatro elétrons na camada de valência, ele cria “lacunas” ou “buracos” nos elétrons disponíveis.

Passo 4

Essas lacunas funcionam como portadores de carga positiva. Ou seja, o gálio, ao dopar o germânio, cria mais portadores de carga positiva (buracos) do que portadores de carga negativa (elétrons). Isso caracteriza um semicondutor do tipo p.

Passo 5

Portanto, ao dopar germânio puro com gálio, estamos introduzindo um material com predominância de portadores de carga positiva.

Resposta

Dopando o germânio puro com gálio resulta em um semicondutor do tipo p.

Exercícios relacionados