Qual é o significado de amostra em química analítica? Como este termo está relacionado com os termos analito e matriz?
Passo 1
Beleza, vamos lá! A pergunta quer saber o que significa “amostra” na química analítica e como esse termo se relaciona com “analito” e “matriz”. Vamos precisar entender cada um desses termos e ver como eles se conectam no contexto da química analítica.
Passo 2
Primeiro, vamos falar sobre amostra. Em química analítica, uma amostra é basicamente uma quantidade representativa de uma substância ou mistura que queremos analisar. É como se fosse um pedacinho do todo que vamos estudar para descobrir mais informações sobre ele.
Passo 3
Agora, vamos para analito. O analito é a substância específica que estamos interessados em medir ou identificar dentro da nossa amostra. Por exemplo, se estamos analisando a água de um rio, o analito poderia ser a concentração de um poluente específico nessa água.
Já a matriz refere-se ao conjunto de todos os outros componentes presentes na amostra que não são o analito. Voltando ao exemplo da água do rio, a matriz seria toda a água, incluindo sais, minerais, matéria orgânica, etc., que estão presentes além do poluente que estamos medindo.
Passo 4
Então, como esses termos se relacionam? A amostra é o todo que estamos analisando. Dentro dessa amostra, temos o analito, que é a parte específica que queremos medir, e a matriz, que é o restante da amostra. É importante entender essa relação porque a matriz pode influenciar na medição do analito, então às vezes precisamos fazer ajustes ou tratamentos na amostra para obter resultados precisos.
Resposta
Em química analítica, uma amostra é uma porção representativa de uma substância ou mistura que se deseja analisar. O termo está relacionado com analito, que é a substância específica que está sendo medida ou identificada dentro da amostra, e matriz, que engloba todos os outros componentes presentes na amostra que não são o analito. Essa relação é importante para garantir que a análise do analito seja precisa, considerando a influência da matriz na medição.
Exercícios relacionados
Uma amostra desconhecida de Ni forneceu uma corrente de 2,36uA em uma análise eletroquímica. Quando 0,500mL de uma solução contendo 0,0287mol/L de Ni foram adicionados a 25mL da amostra desconhecida a corrente subiu para 3,79uA. a) Definindo a concentração inicial na amostra desconhecida como
, escreva uma expressão para a concentração final, [Ni]f, após a mistura de 25 mL da amostra desconhecida com 0,500mL do padrão. Use o fator de diluição para esse cálculo. b) determine
na amostra desconhecida.
O que é a calibração em análise química instrumental? Por que devemos fazer a calibração em uma análise química instrumental?
Quais os principais modos de calibração instrumental? Defina-os.
Uma reação de primeira ordem está
completa após 1h. Qual o valor da constante de velocidade? Quanto tempo a reação leva para estar
completa?