c) Sobral é conhecida por suas chuvas rápidas, mas torrenciais, que caem na região. Estime o volume de água de chuva que é depositada em quando uma nuvem descarrega chuva por 13 min a uma taxa de 2,0 gotas/segundo.

Passo 1

Vamos começar entendendo o que a questão está pedindo. Queremos estimar o volume de água da chuva que cai em uma área de quando uma nuvem despeja chuva por 13 minutos a uma taxa de 2,0 gotas por segundo. Para resolver isso, vamos precisar calcular o número total de gotas que caem e o volume de cada gota, para então determinar o volume total de água.

Passo 2

Primeiro, vamos converter o tempo de chuva de minutos para segundos, já que a taxa de gotas está em gotas por segundo. Sabemos que:
Portanto:

Passo 3

Agora, vamos calcular o número total de gotas que caem durante esses 780 segundos. Sabemos que a taxa é de 2,0 gotas por segundo:

Passo 4

Precisamos saber o volume de uma única gota de água. Uma gota típica de chuva tem um volume aproximado de litros.

Passo 5

Agora, multiplicamos o número total de gotas pelo volume de cada gota para encontrar o volume total de água:

Resposta

O volume de água de chuva depositado em é aproximadamente 0,076 litros.

Exercícios relacionados

  1. Considere que uma nuvem, cuja altura de sua base está a 1450 m acima do solo, comece a precipitar chuva a uma taxa de 1,5 gotas/segundo.
    b) se desconsiderarmos os efeitos de resistência do ar e a gota cair em queda livre, em quanto tempo a primeira gota alcança o solo?
Na Figura 7a, uma força horizontal constante de módulo 20 N é aplicada a um bloco de massa , que empurra um bloco de massa . O bloco desliza sobre uma superficie sem atrito, ao longo de um eixo .
(a) Qual é a aceleração dos blocos?
(b) Qual é a força (horizontal) exercida pelo bloco sobre o bloco (Figura )?
Figura 7:
Na figura ao lado, dois blocos de estão ligados por uma corda, de massa desprezível, que passa por uma polia de de raio e momento de inércia . A corda não escorrega na polia; não se sabe se existe atrito entre a mesa e o bloco que escorrega; não há atrito no eixo da polia. Quando o sistema é liberado a partir do repouso, a polia gira de e a aceleração dos blocos é constante. Determine (a) o módulo da aceleração angular da polia, (b) o módulo da aceleração de cada bloco, © a tração da corda e (d) a tração da corda.
Na figura 1, três partículas de foram coladas em uma barra, de comprimento e massa desprezível, que pode girar em torno de um eixo perpendicular que passa pelo ponto em uma das extremidades. Determine o trabalho necessário para mudar a velocidade angular de 20,0 para .