Uma solução é preparada pela dissolução de 4,35 g glicose em de água. Calcule a molalidade de glicose na solução.

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse exercício juntos! A gente precisa calcular a molalidade de uma solução feita com 4,35 g de glicose ( ) dissolvida em 25,0 mL de água. Para isso, vamos precisar entender o que é molalidade, como calcular a quantidade de mols da glicose e converter o volume de água para massa.

Passo 2

Primeiro, vamos calcular a quantidade de mols de glicose. Para isso, precisamos da massa molar da glicose. A fórmula química da glicose é .
  • Carbono ©: 12,01 g/mol 6 = 72,06 g/mol
  • Hidrogênio (H): 1,008 g/mol 12 = 12,096 g/mol
  • Oxigênio (O): 16,00 g/mol 6 = 96,00 g/mol
Somando tudo:
Agora, usamos a fórmula dos mols:

Passo 3

Agora, vamos precisar da massa do solvente (água) em quilogramas para calcular a molalidade. Sabemos que a densidade da água é aproximadamente , então 25,0 mL de água pesam cerca de 25,0 g.
Convertendo para quilogramas:

Passo 4

A molalidade ( ) é definida como a quantidade de mols de soluto por quilograma de solvente. Usando os valores que calculamos:

Resposta

A molalidade da solução de glicose é aproximadamente .

Exercícios relacionados

O que é o branco numa análise química? Quais os principais tipos de brancos? Defina-os.
O carbeto de cálcio, , reage com água para formar hidróxido de cálcio e o gás inflamável etino (acetileno) na reação: No passado, esta reação era usada na queima de combustível nas lanternas presas aos capacetes de mineiros, porque os reagentes são facilmente transportados e o acetileno queima como uma chama brilhante (devido às partículas de carbono incandescente formadas).
(a) Qual é o reagente limitante quando 100 g de água reagem com 100 g de carbeto de cálcio?
Os picos cromatográficos podem ser influenciados por uma variedades de fatores instrumentais. Podemos frequentemente compensar as variações nesses fatores empregando o método de padrão interno. Nesse caso, adicionamos a mesma quantidade de PI as misturas contendo quantidades conhecidas do analito e as amostras de concentração desconhecida do analito. Calculamos então a razão entre a altura do pico(ou área) para o analito e aquela do padrão interno. Os dados da tabela foram obtidos durante a determinação de um hidrocarboneto C 7 com um composto semelhante adicionado a cada padrão e a amostra como padrão interno. Determine a equação da reta, o coef. de correlação linear e a concentração na amostra.
Uma solução foi preparada pela mistura de 5,00mL de uma amostra desconhecida(elemento X) com 2,00mL de uma solução contendo 4,13ug de padrão(elemento S ) por mililitro e diluída a . A razão entre os sinais medidos em um experimento de absorção atômica foi(sinal devido X/sinal devido S) igual a 0,808. Em um experimento separado foi determinado que (sinal devido sinal devido a S ) foi igual a 1,31. Determine a concentração de X na amostra desconhecida.