As substâncias iônicas e ScN são isoeletrônicas (têm o mesmo número de elétrons). Examine as energias de rede para cada uma destas substâncias e explique a tendência observada.
Composto Energia de rede
KF 808
CaO 3414
ScN 7547

Passo 1

Beleza, vamos lá! A gente tem um exercício que fala sobre três substâncias iônicas: KF, CaO e ScN. Todas elas têm o mesmo número de elétrons, ou seja, são isoeletrônicas. A questão pede pra gente analisar as energias de rede dessas substâncias e explicar a tendência que observamos. Para resolver isso, vamos precisar entender o que é energia de rede e como ela se relaciona com as cargas dos íons e seus tamanhos.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que é energia de rede. Energia de rede é a quantidade de energia que é liberada quando íons gaseificados se juntam para formar um sólido iônico. Quanto maior a energia de rede, mais estável é o composto iônico.

Passo 3

Agora, vamos olhar para as fórmulas dos compostos: KF, CaO e ScN. Cada um desses compostos é formado por íons com diferentes cargas:
  • KF é formado por K⁺ e F⁻.
  • CaO é formado por Ca²⁺ e O²⁻.
  • ScN é formado por Sc³⁺ e N³⁻.

Passo 4

A energia de rede depende principalmente das cargas dos íons e dos seus tamanhos. Segundo a Lei de Coulomb, a energia de interação entre dois íons é diretamente proporcional ao produto das cargas dos íons e inversamente proporcional à distância entre eles. Ou seja:
Onde é a energia de rede, e são as cargas dos íons, e é a distância entre eles.

Passo 5

Como todos os compostos são isoeletrônicos, eles têm o mesmo número de elétrons, mas as cargas dos íons variam:
  • Em KF, as cargas são +1 e -1.
  • Em CaO, as cargas são +2 e -2.
  • Em ScN, as cargas são +3 e -3.
De acordo com a fórmula da Lei de Coulomb, quanto maiores as cargas dos íons, maior será a energia de rede.

Passo 6

Além disso, íons com cargas maiores tendem a ser menores em tamanho devido à maior atração entre os prótons e elétrons. Menores tamanhos dos íons resultam em menor distância , o que também aumenta a energia de rede segundo a mesma fórmula.

Passo 7

Então, juntando tudo:
  • KF tem as menores cargas (+1 e -1), resultando na menor energia de rede.
  • CaO tem cargas intermediárias (+2 e -2), resultando em uma energia de rede maior que a do KF.
  • ScN tem as maiores cargas (+3 e -3), levando à maior energia de rede entre os três.

Resposta

A energia de rede aumenta conforme aumentam as cargas dos íons e diminuem seus tamanhos. Por isso, KF apresenta a menor energia de rede (808 kJ/mol), seguido de CaO (3414 kJ/mol) e ScN tem a maior energia de rede (7547 kJ/mol).

Exercícios relacionados

Escreva a estrutura de Lewis das moléculas e íons seguintes e determine o número de pares de elétrons (ligantes e isolados) do átomo de fósforo: e d PCl .
As ligações nas moléculas do hidreto de berílio são polares e, apesar disso, o momento de dipolo da molécula é zero. Explique.
Explique por que o fósforo forma moléculas enquanto o nitrogênio forma ?
Identifique e explique as principais razões que levam os potenciais de redução padrão dos lantanideos serem muito semelhantes entre si.