A superfície do Sol está a uma temperatura aproximada de 6 * enquanto a superfície da estrela supergigante Betelgeuse está a uma temperatura aproximada de . Suponha que ambas as estrelas irradiem como corpos negros perfeitos. (a) A radiância espectral é definida como a energia irradiada por unidade de tempo e por unidade de área da superfície de um corpo no intervalo de comprimentos de onda entre e . Qual é a razão entre o comprimento de onda para o qual a radiância espectral do Sol é máxima e o comprimento de onda correspondente para Betelgeuse?

Passo 1

Beleza, vamos começar resumindo o que a questão está pedindo. Temos duas estrelas: o Sol, com uma temperatura de superfície de aproximadamente K, e Betelgeuse, uma supergigante com temperatura de superfície de cerca de K. Ambas irradiam como corpos negros perfeitos. A pergunta quer saber qual é a razão entre os comprimentos de onda nos quais a radiância espectral dessas estrelas atinge seu valor máximo.
Para resolver isso, vamos precisar usar a Lei do Deslocamento de Wien, que relaciona a temperatura de um corpo negro com o comprimento de onda no qual a emissão de energia é máxima.

Passo 2

Primeiro, vamos relembrar o que é a radiância espectral máxima. De acordo com a Lei de Wien, o comprimento de onda ( á) no qual a radiância espectral de um corpo negro é máxima está inversamente relacionado à temperatura absoluta ( ) desse corpo. A fórmula da Lei de Wien é:
á
Onde é a constante de deslocamento de Wien, aproximadamente igual a m·K.

Passo 3

Vamos aplicar essa fórmula para as duas estrelas. Primeiro, para o Sol:
á
Substituindo os valores:
á

Passo 4

Agora, para Betelgeuse:
á
Substituindo os valores:
á

Passo 5

Agora, queremos a razão entre os comprimentos de onda máximos do Sol e de Betelgeuse:
ãáá

Resposta

A razão entre o comprimento de onda para o qual a radiância espectral do Sol é máxima e o comprimento de onda correspondente para Betelgeuse é 0,5.

Exercícios relacionados

Uma menina está sentada perto da janela aberta de um trem que viaja para o leste com velocidade de . O tio da menina está parado na plataforma e observa o trem se afastar. O apito da locomotiva produz um som com uma freqüência de 500 Hz . O ar está parado. (b) Que freqüência a menina ouve?
(b) 500 Hz
O que acontece quando um ímã, em forma de bastão, com momento magnético apontando na vertical para baixo é aproximado do centro de uma espira feita de material condutor, permanece no centro da espira e depois afastado? Explique baseado na Lei de Faraday e Lenz.
Considere o espalhamento Compton entre um elétron livre de massa um fóton de comprimento de onda onde h é a constante de Planck e c é a
velocidade da luz. Após o espalhamento, a energia do fóton é de sua energia inicial. Qual os dois possíveis ângulos de espalhamento para este fóton?
Uma superfície de lítio é irradiada com radiação monocromática com comprimento de onda 100 nm . (b) Qual a frequência e o comprimento de onda de corte do lítio?