A telefonia celular utiliza radiação eletromagnética na faixa da radiofrequência (RF:10 MHz-300 GHz) para as comunicações. Embora não ionizantes, essas radiações ainda podem causar danos aos tecidos biológicos através do calor que elas transmitem. A taxa de absorção específica (SAR - specific absorption rate) mede a taxa na qual os tecidos biológicos absorvem energia quando expostos às RFNo Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações, ANATEL, estabeleceu como limite o valor de para a absorção pelas regiões da cabeça e tronco humanos. Os efeitos nos diferentes tecidos são medidos em laboratório. Por exemplo, uma amostra de tecido do olho humano exposta por 6 minutos à RF de 950 MHz , emitida por um telefone celular,
resultou em uma SAR de 1,5 W/kg.
Considerando o calor específico desse tecido de , qual foi o aumento de sua temperatura ?

Passo 1

Beleza, vamos lá! O exercício fala sobre como ondas de rádio usadas em celulares podem aquecer os tecidos humanos. A gente precisa calcular quanto a temperatura de um tecido do olho humano aumentou após ser exposto a essa radiação. Para isso, vamos usar conceitos de Taxa de Absorção Específica (SAR) e calor específico. Vamos precisar entender como a energia é absorvida e convertida em calor para encontrar a variação de temperatura.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que é a SAR. A SAR (Taxa de Absorção Específica) mede quanta energia em Watt por quilograma (W/kg) é absorvida pelo tecido. No nosso caso, a SAR é de 1,5 W/kg.

Passo 3

Agora, precisamos saber por quanto tempo essa energia foi absorvida. O tecido foi exposto por 6 minutos. Mas para facilitar os cálculos, vamos converter esse tempo para segundos:

Passo 4

Com a SAR e o tempo em segundos, podemos calcular a energia total absorvida pelo tecido. A fórmula para isso é:
Substituindo os valores:

Passo 5

Agora, para encontrar o aumento de temperatura ( ), usamos a fórmula que relaciona energia, massa, calor específico:
Onde:
  • é o calor específico do tecido, que é 3.600 J/(kg°C).
Substituindo os valores:

Resposta

O aumento de temperatura do tecido do olho humano foi de 0,15 °C.

Exercícios relacionados

Em um calorímetro de capacidade térmica desprezível, foi misturado 1 kg de água a e 500 g de gelo a . Calcule após o equilíbrio térmico, a massa de água, em gramas, encontrada no calorímetro.
(Dados: calor específico da água ; calor específico do gelo ; calor latente de fusão do gelo .)
Pora calcule
Durante a primeira fase do projeto de uma usina de geração de energia elétrica, os engenheiros da equipe de avaliação de impactos ambientais procuram saber se esse projeto está de acordo com as normas ambientais. A nova planta estará localizada a beira de um rio, cuja temperatura média da água é de , e usará a sua água somente para refrigeração. O projeto pretende que a usina opere com 1,0 MW de potência elétrica e, em razão de restrições técnicas, o dobro dessa potência será dissipada por seu sistema de arrefecimento, na forma de calor. Para atender a resolução número 430, de 13 de maio de 2011, do Conselho Nacional do Meio Ambiente, com uma ampla margem de segurança, os engenheiros determinaram que a água só poderá ser devolvida ao rio com um aumento de temperatura de, no máximo, em relação à temperatura da água do rio captada pelo sistema de arrefecimento. Considere o calor específico da água igual a . Para atender essa determinação, o valor mínimo do fluxo de água, em , para a refrigeração da usina deve ser mais próximo de
a) 42 .
b) 84 .
c) 167 .
d) 250 .
e) 500 .
O elemento ACD é suportado por junções de rótula nos pontos e , e por um cabo que passa através de um anel em B e é preso em ganchos em G e H. Sabendo que o elemento sustenta uma foça em C, determine a tensão no cabo.
Resposta: 448,0N