© O Ti e o Hf se comportam como se tivessem um número igual de elétrons de valência. Quais subcamadas na configuração eletrônica do Hf se comportam como orbitais de valência? Quais se comportam como orbitais centrais?

Passo 1

Beleza, vamos resolver essa questão juntos! A pergunta fala sobre como o titânio (Ti) e o háfnio (Hf) têm o mesmo número de elétrons de valência e quer saber quais subcamadas na configuração eletrônica do Hf funcionam como orbitais de valência e quais são orbitais centrais. Vamos precisar entender um pouco sobre configuração eletrônica e a diferença entre orbitais de valência e orbitais centrais.

Passo 2

Primeiro, vamos dar uma olhada na configuração eletrônica do Háfnio (Hf). Ela é:
Hf: [Xe] , 4f^14 , 5d^2 , 6s^2
Aqui, [Xe] representa os elétrons que já estão no gás nobre xenônio, que é a configuração interna. Os elétrons que vêm depois do [Xe] são os que estamos mais interessados para essa questão.

Passo 3

Agora, precisamos identificar quais desses elétrons são de valência. Elétrons de valência são aqueles na camada mais externa que participam das ligações químicas. No caso do Hf, os elétrons externos estão nas subcamadas 5d e 6s, especificamente 5d^2 e 6s^2. Esses são os elétrons que podem ser envolvidos em reações químicas e, portanto, são considerados de valência.

Passo 4

As subcamadas internas, como o 4f^14, estão mais próximas do núcleo e não participam diretamente das ligações químicas. Esses elétrons são chamados de elétrons de núcleo ou orbitais centrais. Eles mantêm a estabilidade do átomo, mas não interagem nas reações químicas da mesma forma que os elétrons de valência.

Resposta

No háfnio (Hf), as subcamadas 5d e 6s se comportam como orbitais de valência, enquanto a subcamada 4f atua como orbitais centrais.

Exercícios relacionados