Ao tirar 5 cartas de um baralho embaralhado, a probabilidade de uma mão ter exatamente um par é de cerca de 0,42257 . Se você quiser que a probabilidade de tirar um par dentro de retiradas independentes seja pelo menos 0,99 , então quantas retiradas devem ser feita?

Passo 1

Vamos entender o que a questão está pedindo. Estamos lidando com probabilidade no contexto de eventos independentes. Sabemos que a probabilidade de tirar exatamente um par em uma mão de 5 cartas de um baralho embaralhado é de aproximadamente 0,42257. Queremos descobrir quantas vezes precisamos realizar essa retirada de 5 cartas para que a probabilidade de obter pelo menos um par em todas essas retiradas seja de pelo menos 0,99.

Passo 2

Primeiro, vamos usar o conceito de probabilidade complementar. A probabilidade de não obter um par em uma retirada é .

Passo 3

Como as retiradas são independentes, a probabilidade de não obter um par em todas as retiradas é .

Passo 4

Queremos que a probabilidade de obter pelo menos um par em retiradas seja de pelo menos 0,99. Isso significa que a probabilidade de não obter nenhum par deve ser de no máximo 0,01, ou seja:

Passo 5

Para resolver essa desigualdade, vamos usar logaritmos. Aplicando o logaritmo natural em ambos os lados da inequação:
Agora, isolamos :

Passo 6

Vamos calcular os valores numéricos:
Substituindo na equação:
Como o número de retiradas deve ser inteiro, arredondamos para cima:

Resposta

Devem ser feitas pelo menos 9 retiradas para que a probabilidade de tirar um par seja de pelo menos 0,99.

Exercícios relacionados

Suponha que o número de vezes que uma pessoa fica resfriada durante um ano tem distribuição de Poisson com parâmetro . Um novo remédio para prevenir resfriados reduz este parâmetro para para das pessoas e não faz efeito em restantes. Se uma pessoa tomou este remédio durante um ano e pegou resfriado 2 vezes, qual é a probabilidade de que o remédio funciona para esta pessoa?
O número médio mensal de acidentes aéreos envolvendo aviões comerciais em todo o mundo é igual a 33 . Qual é a probabilidade de que a) ocorram pelo menos 2 acidentes desse tipo no próximo mês? (b) ocorra no máximo 1 acidente no próximo mês?
Calcule a esperança e variança das seguintes distribuições:
a) Variável Aleatória Binomial
b) Variável Aleatória Geométrica
c) Variável Aleatória Bernoulli
Um atirador acerta na mosca do alvo, dos tiros. Qual a probabilidade de ele acertar na mosca pela primeira vez no tiro?