Toda deformação elástica implica que um corpo deformado pela ação de uma tensão externa volta à sua configuração original.
Passo 1
Vamos entender o que a questão está dizendo. A afirmação é: “Toda deformação elástica implica que um corpo deformado pela ação de uma tensão externa volta à sua configuração original.” O conteúdo aqui envolve deformação elástica e tensão externa na matéria de mecânica dos materiais. Para resolver, vamos precisar entender o que é deformação elástica e como as tensões atuam nos materiais.
Passo 2
Primeiro, vamos definir deformação elástica. Deformação elástica ocorre quando um material é submetido a uma força (ou tensão) externa, e essa força causa uma mudança na forma ou no tamanho do material. A característica principal da deformação elástica é que, quando a força é removida, o material retorna à sua forma original.
Passo 3
Agora, vamos falar sobre tensão externa. Tensão é a força que age sobre um material por unidade de área. Quando aplicamos uma tensão externa, estamos, basicamente, puxando ou comprimento o material. Dependendo do material e da quantidade de tensão, ele pode sofrer diferentes tipos de deformações.
Passo 4
A relação entre tensão e deformação é frequentemente descrita pela Lei de Hooke, que diz que, para deformações elásticas, a tensão é proporcional à deformação. Matematicamente, isso é representado por:
onde é a tensão, é o módulo de elasticidade, e é a deformação.
Passo 5
Com base na Lei de Hooke, sabemos que se a tensão é removida, a deformação também desaparece, porque a relação é direta e proporcional. Isso significa que o material retorna à sua configuração original, confirmando que a deformação foi elástica.
Resposta
Sim, toda deformação elástica implica que um corpo deformado pela ação de uma tensão externa volta à sua configuração original.