Qual o trabalho realizado sobre o bloco dielétrico para inseri-lo no capacitor?

Passo 1

Beleza, vamos lá! A questão pede para descobrir quanto de trabalho é realizado quando inserimos um bloco dielétrico num capacitor. Isso está relacionado com os capacitores e os materiais dielétricos. Para resolver isso, vamos precisar entender como a energia armazenada em um capacitor muda quando adicionamos um dielétrico e usar algumas fórmulas básicas de física dos capacitores.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar o que é um capacitor. Um capacitor é um dispositivo que armazena energia elétrica na forma de um campo elétrico entre duas placas. A capacitância C0 = varepsilon0 Ad de um capacitor sem dielétrico é dada por:
C = kappa C0 = kappa varepsilon0 Ad
onde:
  • é a permissividade do vácuo,
  • é a área das placas,
  • é a distância entre as placas.
Quando inserimos um dielétrico de constante dielétrica entre as placas, a capacitância aumenta para:

Passo 3

Agora, vamos pensar na energia armazenada no capacitor. A energia U0 = 12 C0 V^2 armazenada depende se a carga U = 12 C V^2 = 12 kappa C0 V^2 no capacitor é mantida constante ou se a diferença de potencial é constante. Vamos assumir que o capacitor está ligado a uma fonte de tensão constante .
A energia armazenada sem o dielétrico é:
Com o dielétrico, a energia armazenada passa a ser:

Passo 4

O trabalho realizado para inserir o dielétrico no capacitor é a diferença entre a energia final e a inicial:
W = U - U0 = 12 kappa C0 V^2 - 12 C0 V^2 = 12 C0 V^2 (kappa - 1)

Resposta

O trabalho realizado para inserir o bloco dielétrico no capacitor é:
W = 12 C0 V^2 (kappa - 1)

Exercícios relacionados

Uma onda senoidal transversal que se propaga no sentido positivo de um eixo x tem uma amplitude de 2,0 cm, um comprimento de onda de 10 cm e uma frequência de 400 Hz . Se a equação da onda é da forma y(x, t)=ym sen(k x pm omega t), determine (a) ym, (b) k, © omega e (d) o sinal que precede omega. Qual é (e) a velocidade transversal máxima de um ponto da corda e (f) a velocidade da onda?
Se a função y(x, t)=(6,0 mm) sen(k x+(600 rad / s) t+phi) descreve uma onda que se propaga em uma corda, quanto tempo um ponto da corda leva para se mover entre os deslocamentos y= +12,0 mm e y=-2,0 mm ?
Mostre que o valor médio do vetor de poynting é dado por: <|S|>=Emax ^22 mu0 c. Dica: o valor médio de qualquer função integrável f(t) no intervalo [a, b] se escreve =1b-a integrala^b f(t) d t. Considere somente a variação temporal da onda eletromagnética e omega=2 piT, onde T é o período de oscilação da onda.
Determine a pressão da radiação Pr exercida por um laser de potência média 3.0 mW que incide em uma tela circular de diâmetro d=2.0 mm, que reflete 70 % da luz incidente.
(Solução: Pr=5,4 times 10^-6 N / m^2 )