Transforme as leituras abaixo em psi:
d) 50 in
Considere

Passo 1

Beleza, vamos transformar 50 polegadas de mercúrio (in Hg) em psi (libras por polegada quadrada). A matéria que vamos usar aqui é sobre unidades de pressão e conversão entre elas. Precisamos saber a densidade do mercúrio ( ) e a relação entre as unidades de pressão que vamos usar.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que é uma pressão de 50 in Hg. Isso significa que a pressão é equivalente à altura de uma coluna de mercúrio de 50 polegadas. Para converter isso em psi, precisamos usar a relação que envolve a densidade do mercúrio e a gravidade.

Passo 3

A fórmula básica para converter a altura de uma coluna de líquido em pressão é:
Onde:
  • é a pressão,
  • é a densidade do líquido,
  • é a aceleração da gravidade,
  • é a altura da coluna.

Passo 4

Sabemos que a densidade do mercúrio ( ) é 13,6 g/cm³. Porém, para facilitar a conversão para psi, podemos usar o peso específico do mercúrio fornecido: .

Passo 5

Também precisamos converter a altura de polegadas para pés, já que nosso peso específico está em pés cúbicos. Sabemos que 1 pé = 12 polegadas, então:

Passo 6

Agora, aplicamos a fórmula da pressão usando o peso específico ( ):

Passo 7

Calculando a pressão:

Passo 8

Sabemos que 1 psi = 144 lbf/ft² (já que 1 ft² = 144 in²). Então, para converter lbf/ft² para psi, dividimos por 144:

Resposta

50 in Hg são aproximadamente 1,81 psi.

Exercícios relacionados

Um recurso as vezes utilizado quando há necessidade de medições de pressões pequenas é o de inclinar o manômetro para a obtenção de leituras mais precisas. O tubo inclinado ocasiona um deslocamento maior do menisco, se comparado aquele promovido pelo tubo na vertical. Este exercício tem por objetivo apresentar através de um exemplo simples a aplicação do manômetro inclinado. Calcule a pressão manométrica
Em seguida, a pressão do gás é aumentada, a temperatura constante, até que o volume original (ou seja volume do gás nas condições de , e ), seja novamente atingida. Encontre:
( 0,5 pontos) (e) Mostre o processo inteiro em um diagrama PV. Escolha escalas adequadas para os dois eixos.
Considere o escoamento de água onde o campo de escoamento pode ser representado pelo potencial de velocidade , onde , e as coordenadas são medidas em metros.
© Obtenha expressões para o campo de velocidade e a função corrente.
A componente da velocidade de um campo de escoamento estacionário, bidimensional, incompressível, é:
Onde a e b são constantes. A componente da velocidade v é desconhecida. Encontre uma expressão para v como uma função de x e y. (R.: