Trítio
decai por decaimento beta negativo com uma meia-vida de 12,26 anos. O peso atômico do
é 3,016 .
Para qual núcleo o
decai?
Para qual núcleo o
Passo 1
Beleza, vamos lá! O enunciado fala sobre o trítio (
) que passa por um decaimento beta negativo com uma meia-vida de 12,26 anos. Nosso objetivo é descobrir para qual núcleo o trítio decai. Vamos precisar entender como funciona o decaimento beta negativo e usar a tabela periódica para identificar o núcleo resultante.
Passo 2
Primeiro, vamos entender o que é decaimento beta negativo. Nesse tipo de decaimento, um nêutron no núcleo se transforma em um próton, emitendo um elétron (que é a partícula beta) e um antineutrino. Isso significa que o número de prótons no núcleo aumenta em 1, enquanto o número de nêutrons diminui em 1.
Passo 3
Agora, vamos olhar para o trítio (
). Ele tem um peso atômico de aproximadamente 3,016, o que indica que ele tem 3 partículas no núcleo (prótons + nêutrons). Como o trítio tem 1 próton (porque é hidrogênio) e 2 nêutrons, quando ocorre o decaimento beta negativo, um desses nêutrons vira um próton.
Passo 4
Depois do decaimento, o número de prótons passa a ser 2 (1 + 1), e o número de nêutrons fica 1 (2 - 1). Com 2 prótons, estamos falando do elemento hélio. O novo núcleo terá massa 3, já que a massa total não muda significativamente no processo.
Passo 5
Portanto, o núcleo resultante desse decaimento beta negativo do trítio é o hélio-3, representado por
.
Resposta
O
decai para o núcleo de hélio-3, ou seja,
.