Em um trocador de calor duplo tubo de água ( ) é aquecida de para . O fluido quente é óleo e o coeficiente global de transferência de calor para o trocador é . Determine a área de troca de calor, se o óleo entra a e sai a .

Passo 1

Beleza, então a gente tem um trocador de calor de duplo tubo onde a água está sendo aquecida. A água tem uma massa de 0,15 kg/s e sua capacidade térmica específica é . Ela sobe de 40°C para 80°C. O fluido quente é óleo, que entra a 105°C e sai a 70°C. O coeficiente global de transferência de calor é ². A gente precisa descobrir a área de troca de calor desse trocador. Para isso, vamos usar conceitos de transferência de calor como capacidade térmica, diferença de temperatura e a fórmula geral para troca de calor.

Passo 2

Primeiro, vamos calcular a quantidade de calor que a água está absorvendo. A fórmula é:
Onde:
  • é a massa de água por segundo.
  • é a capacidade térmica específica da água.
  • é a variação de temperatura da água.
Calculando:

Passo 3

Agora, precisamos calcular a diferença m��dia de temperatura (LMTD - Log Mean Temperature Difference). Assumindo que o fluxo é contracorrente, a fórmula do LMTD é:
Onde:
  • áíóí
  • áó
Como a diferença não pode ser negativa, consideramos o valor absoluto:
Calculando o LMTD:

Passo 4

Com o valor do calor e o , podemos usar a fórmula de troca de calor para encontrar a área :
Rearranjando para :
Substituindo os valores:
²

Resposta

A área de troca de calor necessária é aproximadamente ².

Exercícios relacionados

Simplifique, e escreva, a equação da conservação da espécie A em coordenadas cilíndricas quando aplicada a transferência de massa unidimensional radial, em estado não estacionário, e sem geração ou consumo do componente A. Repita a simplificação, agora para transferência unidimensional longitudinal (ao longo de z) e em estado estacionário.
É desejável aquecer de benzeno de 80 a utilizando tolueno ( , o qual é resfriado de 160 para . Um fator de fuligem de 0,001 deve ser considerado para cada fluxo e o coeficiente global de transferência de calor a) Qual a vazão de tolueno necessária?
Escreva a equação geral de transferência de massa, em um sistema binário (componentes A e B) para o fluxo de componente A em relação a um referencial fixo que leva em conta as contribuições difusiva e convectiva (advecção) para um dado componente A. Escreva a relação entre a contribuição difusiva e o fluxo em relação ao referencial estacionário quando o fluxo em relação a um referencial estacionário do componente A for três vezes maior, e em direção oposta, ao do componente B .
Suponha que o processo seja realizado em duas etapas: uma etapa rápida na qual uma quantidade desprezível de calor é trocada com as vizinhanças, seguindo de uma etapa lenta na qual o gás retorna a 300 C . Considerando o sistema sendo o gás, escreva o balanço de energia para a etapa 1 e a etapa 2, e o balanço global do processo. Em todos os casos, despreze a variação de energia cinética e potencial molecular. Se a energia interna varia proporcionalmente com a temperatura, a temperatura do gás aumentará ou diminuirá na etapa 1? Explique sucintamente sua resposta.