(UFPE) As primeiras energias de ionização de e são, respectivamente , e . Alguns comentários sobre esses números podem ser feitos:
i) O enxofre apresenta a menor energia, pois é o elementos de menor numero atômico entre os três
ii) A energia de ionização do potássio é a menor, pois se trata de um elemento com apenas um elétron na ultima camada, o que facilita sua remoção.
iii) A energia de ionização do potássio é a menor do que a do Cálcio, pois este último apresenta numero atômico maior e dois elétrons de valência, estando com o mesmo numero de camadas eletrônicas
iv) As energias de ionização do potássio e do Cálcio são mais próximas, pois são elementos vizinhos na Tabela Periódica.
Está(ão) correto(s) apenas a(s) afirmação(ões):
a) ii
c) ii, iii e iv
e) i
b) ii e iv
d) iii e iv

Passo 1

Beleza, vamos dar uma olhada nesse exercício juntos! A questão fala sobre as primeiras energias de ionização dos elementos Potássio (K), Carbono © e Enxofre (S). Vamos precisar entender o que é energia de ionização e como ela varia entre diferentes elementos na Tabela Periódica para decidir quais das afirmações estão corretas.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que é energia de ionização. É a quantidade de energia necessária para remover um elétron de um átomo neutro no estado gasoso. Quanto menor essa energia, mais fácil é remover o elétron.

Passo 3

Agora, vamos analisar os valores fornecidos:
  • Potássio (K): 4188 kJ/mol
  • Carbono ©: 589,8 kJ/mol
  • Enxofre (S): 99,6 kJ/mol
Parece que o Enxofre tem a menor energia de ionização, seguido pelo Carbono e depois pelo Potássio com a maior energia.

Passo 4

Vamos avaliar cada afirmação:
i) O enxofre apresenta a menor energia, pois é o elemento de menor número atômico entre os três
  • Análise: O número atômico indica o número de prótons no núcleo. Normalmente, na mesma coluna da Tabela Periódica, a energia de ionização aumenta com o aumento do número atômico. Mas aqui, mesmo com um número atômico maior, o Enxofre tem menor energia de ionização. Isso não segue a tendência geral, então essa afirmação está incorreta.
ii) A energia de ionização do potássio é a menor, pois se trata de um elemento com apenas um elétron na última camada, o que facilita sua remoção.
  • Análise: Elementos com um único elétron na camada externa, como o Potássio, geralmente têm menor energia de ionização porque esse elétron está mais afastado do núcleo e é mais fácil de remover. Isso está de acordo com os valores fornecidos, então essa afirmação está correta.
iii) A energia de ionização do potássio é a menor do que a do Cálcio, pois este último apresenta número atômico maior e dois elétrons de valência, estando com o mesmo número de camadas eletrônicas.
  • Análise: O Cálcio normalmente tem uma energia de ionização maior que o Potássio porque, apesar de ter mais elétrons, os dois elétrons de valência estão na mesma camada e são mais difíceis de remover. Isso confirma a afirmação, então está correta.
iv) As energias de ionização do potássio e do Cálcio são mais próximas, pois são elementos vizinhos na Tabela Periódica.
  • Análise: Elementos vizinhos na Tabela Periódica geralmente têm energias de ionização semelhantes, já que suas propriedades químicas são influenciadas por estruturas eletrônicas semelhantes. Portanto, essa afirmação está correta.

Resposta

As afirmações ii, iii e iv estão corretas. Portanto, a resposta é a letra c) ii, iii e iv.

Exercícios relacionados

(Unitins-TO) Relacione a coluna 1 com a coluna 2.

Coluna 1

Coluna 2
(A) Isótopos entre si
( )diferentes números atômicos e diferentes números de massa
(B) Isóbaros entre si
( )Iguais números atômicos atômico e diferentes números de massa.
© Isótonos entre si
( )diferentes números atômicos e iguais números de massa .
( )diferente números de prótons e de elétrons e iguais números de nêutrons.
( )diferentes números de prótons, de elétrons e de nêutrons.
A sequência correta de cima para baixo na coluna 2 é:
a)
b)
c)
d)
e)
Faça a seguinte distribuição eletrônica dos seguintes íons considerando o cerne de gás nobre, e identifique se são Cátions ou Ânions:
Aquecendo-se 21 g de ferro com 15 g de enxofre obtém-se 33 g de sulfeto ferroso, restando 3 g de enxofre. Aquecendo-se 30 g de ferro com 16 g de enxofre obtém-se 44 g de sulfeto ferroso, e restando 2 g de ferro. Demonstrar que esses dados obedecem às leis de Lavoisier (conservação da massa) e de Proust (proporções definidas).
O momento dipolar é a medida quantitativa da polaridade de uma ligação. Em moléculas apolares, a resultante dos momentos dipolares referentes a todas as ligações apresenta valor igual a zero. Diante disso, qual(is) das seguintes moléculas apresenta(m) a resultante do momento dipolar igual a zero? i) ; ii) ; iii) HBr ; (iv) ? Justifique.