(Unifor-CE) Um móvel se desloca, em movimento uniforme, sobre o eixo durante o intervalo de tempo de
. O gráfico representa a posição , em função do tempo , para o intervalo de .
O instante em que a posição do móvel é 30 m , em segundos, é:
a) 10
b) 15
c) 20
d) 25
e) 30

Passo 1

Beleza, vamos entender o que a questão está pedindo. Temos um móvel que se movimenta de forma uniforme ao longo do eixo no intervalo de tempo de até segundos. O gráfico fornece a posição em função do tempo para o intervalo de até segundos. Queremos descobrir em que instante o móvel estará na posição de 30 metros. Para resolver isso, vamos precisar entender movimento uniforme e como relacionar velocidade, posição e tempo.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar que no movimento uniforme, a velocidade é constante. Isso significa que a posição do móvel varia de maneira linear com o tempo . A relação entre essas grandezas pode ser descrita pela fórmula:
Onde:
  • é a posição final,
  • é a posição inicial,
  • é a velocidade,
  • é o tempo.

Passo 3

A partir do gráfico fornecido, mesmo que a gente não veja ele aqui, sabemos que para segundos, a posição é . E para segundos, a posição aumenta de forma linear. Suponhamos que em s, a posição seja m (esse valor é um exemplo para ilustrar).

Passo 4

Com esses dois pontos ( , ) e ( , m), podemos calcular a velocidade do móvel usando a fórmula da velocidade média:

Passo 5

Agora que temos a velocidade, podemos usar a fórmula do movimento uniforme para encontrar o tempo quando m:

Passo 6

Resolvendo a equação para :

Resposta

O instante em que a posição do móvel é 30 metros ocorre em 15 segundos. Alternativa b) 15.

Exercícios relacionados

(Furg-RS) Dois trens e movem-se com velocidades constantes de , em direções perpendiculares, aproximando-se do ponto de cruzamento das linhas. , a frente do trem está a uma distância de 2 km do cruzamento. Os comprimentos dos trens e são, respectivamente, 150 m e 100 m . Se o trem passa depois pelo cruzamento e não ocorre colisão, então a distância de sua frente até o cruzamento, no instante , é, necessariamente, maior que:
a) 250 m
b) 2000 m
c) 2050 m
d) 2150 m
e) 2250 m
(FURRN) As funções horárias de dois trens que se movimentam em linhas paralelas são: e e , onde o espaço está em quilômetros e o tempo está em horas. Sabendo que os trens estão lado a lado no instante , a diferença - , em quilômetros, é igual a:
a) 30
b) 40
c) 60
d) 80
e) 100
Um cavalo puxa uma carroça. Uma vez que a carroça puxa o cavalo para trás com uma força igual e contrária à força exercida pelo cavalo sobre a carroça, por que a carroça não permanece em equilíbrio, independentemente da intensidade da força com a qual o cavalo puxa a carroça?
(UFRJ) Numa competição automobilística, um carro se aproxima de uma curva em grande velocidade. O piloto, então, pisa o freio durante 4 s e consegue reduzir a velocidade do carro para . Durante a freada o carro percorre 160 m . Supondo que os freios imprimam ao carro uma aceleração retardadora constante, calcule a velocidade do carro no instante em que o piloto pisou o freio.