Se é uniformemente distribuído em um quadrado de lado 2, centrado em (ou seja, no exercício anterior), calcule .

Passo 1

Vamos resumir o enunciado: queremos encontrar a probabilidade de que um ponto escolhido de forma uniforme em um quadrado de lado 2, centrado na origem, esteja dentro do círculo de raio 1. Para isso, vamos usar conceitos de probabilidade geométrica, calculando áreas.

Passo 2

Primeiro, calculamos a área do quadrado onde o ponto está sendo escolhido. Como o lado do quadrado é 2, a área é dada por:

Passo 3

Em seguida, calculamos a área do círculo de raio 1, que representa a região onde . A área í de um círculo é dada por:
í

Passo 4

A probabilidade desejada é a razão entre a área do círculo e a área do quadrado, já que a distribuição é uniforme. Ou seja:
í

Resposta

A probabilidade é , aproximadamente 0,7854.

Exercícios relacionados

Determinado contador recebeu uma demanda com 50 contas para serem auditadas. Sabe-se que os tempos gastos para que ele faça a auditoria em cada conta são variáveis aleatórias independentes e identicamente distribuídas com média de 20 minutos e variância de 16 minutos2. Ao utilizar o teorema do limite central, qual a probabilidade aproximada de que sejam gastos menos de 450 minutos para auditar 25 contas? Observação: , onde .
a)
b)
c)
d)
e)
De acordo com o Centro Nacional para Estatísticas de Saúde dos EUA, dos homens e das mulheres nunca tomam café da manhã. Suponha que amostras aleatórias de 200 homens e 200 mulheres sejam escolhidas. Obtenha a probabilidade de que
a) pelo menos 110 dessas 400 pessoas nunca tomem café da manhã;
Uma máquina funciona normalmente enquanto 2 de suas 3 baterias esteja com carga. Os tempos de carga em dias das 3 baterias são independentes com densidade de probabilidade . Seja o total de baterias funcionando após dias, e o tempo de funcionamento da máquina.
Encontre a densidade de .
Dada uma variável aleatória contínua e positiva com densidade , definimos a taxa de risco de por
onde é a função distribuição acumulada de .
Se representa o tempo de falha de algum componente, a taxa de risco pode ser interpretada como a taxa com a qual ocorre a falha, dado que o componente ainda não falhou no instante . Ou seja,
Considere agora variáveis positivas e independentes, com funções densidade dadas respectivamente por , e defina . Com estas informações em mente, faça o que se pede.
Repita os itens anteriores no caso em que