unopar Questão 2 Se um recipiente for aberto, a superficie livre do líquido estará em contato com a atmosfera e assim, sobre o liquido atuará a pressão atmosférica. A pressão em um ponto situado à uma determinada profundidade de um liquido em equilibrio é igual à pressão atmosférica na superficie adicionada à pressão exercida pela coluna de liquido situada acima desse ponto D E cometo afirmar que essa descrição se refere a uma aplicação: o do Teorema do Emрико Teorema de Arquimedes
Passo 1
Beleza, vamos lá! O enunciado está falando sobre a pressão em um líquido quando o recipiente está aberto. A gente precisa entender conceitos de hidrostática, que é a parte da física que estuda os fluidos em repouso. Para resolver essa questão, vamos precisar saber como calcular a pressão em diferentes pontos de um líquido e entender os teoremas que explicam esse comportamento.
Passo 2
Primeiro, vamos lembrar que quando um recipiente com líquido está aberto, a superfície do líquido está em contato com a atmosfera, ou seja, a pressão atmosférica (
) atua sobre a superfície do líquido.
Passo 3
Agora, para calcular a pressão em um ponto dentro do líquido a uma certa profundidade (
), usamos a fórmula da pressão hidrostática:
Onde:
-
é a pressão no ponto específico, -
é a densidade do líquido, -
é a aceleração da gravidade, -
é a profundidade do ponto em relação à superfície.
Essa fórmula mostra que a pressão no ponto considerado é a soma da pressão atmosférica e da pressão exercida pela coluna de líquido acima desse ponto.
Passo 4
O próximo passo é identificar qual teorema está sendo aplicado nessa situação. O Teorema de Arquimedes está relacionado à força de empuxo que atua sobre um objeto imerso em um fluido, ou seja, ele nos ajuda a calcular o peso aparente de um objeto na água, por exemplo.
Por outro lado, o Teorema de Pascal trata da transmissão de pressão em fluidos incompressíveis, dizendo que qualquer variação de pressão aplicada a um fluido é transmitida igualmente em todas as direções.
No enunciado, estamos falando sobre a pressão em um ponto específico dentro do líquido, que é uma aplicação direta do Teorema de Pascal.
Resposta
A descrição refere-se à aplicação do Teorema de Pascal.