Use o Excel ou o R para montar um gráfico de dispersão da Precipitação vs PH.

Passo 1

Beleza, galera! A gente tem um exercício que pede para criar um gráfico de dispersão que relaciona a Precipitação com o pH. Isso está ligado ao conteúdo de visualização de dados, mais especificamente sobre como representar graficamente a relação entre duas variáveis. Para resolver isso, vamos precisar dos dados de precipitação e pH, além de usar uma ferramenta como Excel ou R.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que é um gráfico de dispersão. Ele é usado para mostrar como duas variáveis estão relacionadas. Cada ponto no gráfico representa um par de valores (neste caso, precipitação e pH). Isso ajuda a visualizar se há alguma tendência, como aumento ou diminuição de uma variável em relação à outra.

Passo 3

Vamos começar usando o Excel para criar o gráfico:
  1. Inserir os dados: Abra o Excel e insira os valores de Precipitação na coluna A e os valores de pH na coluna B.
  2. Selecionar os dados: Clique e arraste para selecionar todos os dados que você acabou de inserir.
  3. Inserir o gráfico: Vá até a aba “Inserir”, clique em “Gráfico de Dispersão” (ícone com pontos) e escolha o tipo básico de dispersão.
  4. Personalizar o gráfico: Adicione títulos aos eixos, por exemplo, “Precipitação (mm)” no eixo X e “pH” no eixo Y. Também pode dar um título ao gráfico, como “Dispersão de Precipitação vs pH”.

Passo 4

Agora, se preferir usar o R, segue o passo a passo:
  1. Preparar os dados: Certifique-se de que seus dados de Precipitação e pH estão em um dataframe. Por exemplo:
    dados <- data.frame(Precipitacao = c(...), pH = c(...))
    
  2. Instalar e carregar o ggplot2: Se ainda não tiver, instale o pacote ggplot2 com install.packages("ggplot2") e carregue com library(ggplot2).
  3. Criar o gráfico:
    ggplot(dados, aes(x = Precipitacao, y = pH)) +
      geom_point() +
      labs(title = "Dispersão de Precipitação vs pH",
           x = "Precipitação (mm)",
           y = "pH") +
      theme_minimal()
    
  4. Visualizar o gráfico: Execute o código e o gráfico aparecerá na janela de plots do R.

Resposta

Prontinho! Você agora tem um gráfico de dispersão que mostra a relação entre Precipitação e pH, seja pelo Excel ou pelo R. Esse tipo de visualização ajuda a identificar padrões ou correlações entre as duas variáveis.

Exercícios relacionados

Indique as regras (ou postulados/axiomas) de probabilidade que são violados pelas seguintes afirmações, expressando também simbolicamente na linguagem de eventos:
e) A probabilidade de uma pessoa comprar um bolo em uma confeitaria é 0,48 e a probabilidade de comprar um bolo ou uma torta é de 0,35 ;
Um engenheiro sanitarista precisou recolher os dados ambienais da da concentração do pH da precipitação pluviométrica (verificação da chuva ácida). Com base nesses dados, encontre a média, desvio padrão, curtose, assimetria e faça o gráfico boxplot.
Precipitação (mm) PH Local
5,2 4.8 Barragem
7,8 4.6 Barragem
12,0 6 Rio
20,9 6.8 Rio
7,2 5,9 Barragem
1,6 4,3 Rio
5,8 5,1 Rio
10,1 6,1 Barragem
11,1 5,9 Rio
Um gerente de banco tem que decidir se concede ou não empréstimo aos clientes que o solicitam. Ele analisa diversos dados para estudar a possibilidade de o cliente vir a ficar inadimplente. Com base em dados passados, ele estima em a taxa de inadimplência. Dentre os inadimplentes, ele tem de chance de tomar a decisão certa, enquanto que essa chance aumenta para entre os clientes adimplentes. Use a notação para inadimplente e para o gerente conceder o empréstimo.
a) Qual a probabilidade deste gerente recusar um empréstimo?
Suponha uma função contínua
para . Encontre a média, mediana e os quartis Q1 e Q3 dessa distribuição.