Use a lei de Hess para calcular a variação de entalpia para a reação A C.

Passo 1

Beleza, vamos começar resumindo o que a gente precisa aqui. O enunciado pede para usar a Lei de Hess para calcular a variação de entalpia da reação A C. A Lei de Hess é uma ferramenta super útil na termodinâmica que nos permite encontrar a variação de entalpia total de uma reação usando reações intermediárias cujas variações de entalpia já conhecemos. Para resolver isso, vamos precisar das variações de entalpia das reações que conectam A a C de algum jeito.

Passo 2

Agora, para aplicar a Lei de Hess, precisamos ter outras reações que nos ajudem a transformar A em C. Isso geralmente envolve reações intermediárias, como A B e B C, por exemplo. Cada uma dessas reações tem sua própria variação de entalpia, digamos De para A B e De para B C.

Passo 3

A Lei de Hess diz que a variação total de entalpia da reação global ( A C) é igual à soma das variações de entalpia das reações intermediárias. Então, matematicamente, temos:
De

Resposta

A variação de entalpia para a reação A C é a soma das variações de entalpia das reações intermediárias utilizadas, ou seja:
De

Exercícios relacionados