Utilizando apenas a tabela periódica, coloque cada conjunto de átomos em ordem crescente de raio: (a)
; (b)
; ©
. (d)
;
;
.
Justifique sua resposta?
Justifique sua resposta?
Passo 1
Beleza, vamos resolver esse exercício juntos! A questão pede para, usando apenas a tabela periódica, ordenar conjuntos de átomos em ordem crescente de raio. Pra isso, vamos precisar entender como o tamanho dos átomos varia na tabela periódica. Vamos usar conceitos como tendência do raio atômico ao longo dos períodos e grupos.
Passo 2
Vamos começar com a parte (a):
,
,
.
Primeiro, observe que todos estão no mesmo período (pé) da tabela periódica, que é o segundo período. Nessa linha, da esquerda para a direita, o raio atômico geralmente diminui. Isso acontece porque, à medida que avançamos para a direita, o número de prótons aumenta, atraindo os elétrons mais fortemente e diminuindo o tamanho do átomo.
Então, seguindo essa lógica:
Portanto, a ordem crescente de raio é:
.
Passo 3
Agora, vamos para a parte (b):
,
,
.
Aqui, esses elementos estão em diferentes grupos e períodos. Para comparar, é útil lembrar que, geralmente, o raio atômico aumenta de cima para baixo em um grupo e diminui da esquerda para a direita em um período.
Assim, a ordem crescente de raio é:
.
Passo 4
Vamos para a parte ©:
,
,
.
Portanto, a ordem crescente de raio é:
.
Passo 5
Por último, a parte (d):
,
,
.
Aqui estamos lidando com íons. Quando um átomo ganha elétrons e se torna um ânion, o raio atômico geralmente aumenta porque os elétrons adicionais aumentam a repulsão entre eles, expandindo o tamanho do íon.
Logo, a ordem crescente de raio é:
.
Resposta
(a)
;
(b)
;
©
;
(d)
.