Utilize os seus conhecimentos sobre átomos e elétrons para responder as seguintes questōes:
4) Através de expressöes quânticas, respondà os itens a, b e c. (1,2)
c) Qual é a variação máxima para o número quântico magnético em um átomo que se encontra no décimo nível?

Passo 1

Então, a questão pede para a gente descobrir qual é a variação máxima do número quântico magnético ( ml) em um átomo que está no décimo nível de energia. Vamos precisar entender um pouco sobre os números quânticos e como eles funcionam dentro do átomo.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar que os elétrons em um átomo são organizados em níveis de energia, que chamamos de camadas eletrônicas. Cada camada é identificada por um número quântico principal ( n). No caso, nosso átomo está no décimo nível, ou seja, n = 10.

Passo 3

Dentro de cada nível de energia, existem subníveis que são definidos pelo número quântico azimutal ( l). O valor de l pode variar de 0 até n-1. Para n = 10, os possíveis valores de l vão de 0 até 9.

Passo 4

O próximo número quântico é o número quântico magnético ( ml), que define a orientação do orbital no espaço. Para cada valor de l, o ml pode assumir valores inteiros que vão desde -l até +l. Isso significa que para cada l, existem 2l + 1 possíveis valores de ml.

Passo 5

Agora, queremos saber qual é a variação máxima de ml no décimo nível. Como l pode chegar até 9, o maior valor positivo de ml será +9 e o menor será -9. Portanto, a variação máxima é a diferença entre esses dois valores.

Passo 6

Calculando a variação:
Variação máxima = mlmáximo - mlmínimo = (+9) - (-9) = 18 çãááí

Resposta

A variação máxima para o número quântico magnético em um átomo no décimo nível é de 18.

Exercícios relacionados