A vazão volumétrica através de uma fonte em um prédio do campus é . A água flui por uma tubulação de ferro fundido com 10 m de comprimento, 5 curvas de e uma válvula gaveta completamente aberta. Cada jato de água pode atingir 10 m de altura. Estime o custo diário de funcionamento da fonte. Considere a eficiência da bomba igual a e que o custo de energia elétrica é de .h

Passo 1

Vamos resolver um exercício sobre engenharia hidráulica! O enunciado nos dá a vazão volumétrica de uma fonte, detalhes sobre a tubulação e pede para estimar o custo diário de funcionamento dessa fonte. Para resolver, vamos precisar de conceitos como energia hidráulica, potência da bomba e custo de energia. Vamos por partes!

Passo 2

Primeiro, precisamos calcular a energia necessária para elevar a água até a altura máxima de 10 metros. Usaremos a fórmula da energia potencial:
Onde:
  • é a massa da água (em kg),
  • é a aceleração da gravidade ( ),
  • é a altura (em metros).
Como a vazão volumétrica ( ) é de , podemos encontrar a massa da água usando a densidade da água ( ):

Passo 3

Agora, calculamos a energia por segundo (potência) necessária para elevar essa massa até 10 metros:

Passo 4

Sabendo que a eficiência da bomba é , a potência calculada é igual à potência consumida. Agora, vamos calcular o consumo diário de energia. Primeiro, encontramos o consumo por dia:

Passo 5

Finalmente, calculamos o custo diário multiplicando o consumo de energia pelo preço da energia elétrica:
á

Resposta

O custo diário de funcionamento da fonte é de aproximadamente 24,72 R$.

Exercícios relacionados

Em um gráfico de é possível encontrar a Temperatura de Boyle ( ) através do coeficiente angular. Essa temperatura pode ser obtida a partir de rearranjos na eq. de van der Waals, chegando à expressão:
Sobre Temperatura de Boyle e a equação acima, explique quais forças são predominantes quando e . Justifique.
O que representam as integrais cíclicas e ?
Como você abordaria o tema Calor numa aula de ensino médio? Use o espaço para descrever o conteúdo, plano de aula com esse tema e qual formalismo seria usado.
Carl Sagan
Uma furadeira a ar comprimido requer de ar a 650 kPa (manométrica) na broca. A mangueira que conduz ar do compressor até a furadeira tem 40 mm de diâmetro interno. A pressão manométrica máxima na descarga do compressor é 670 kPa ; o ar deixa o compressor a . Despreze variações na massa específica e quaisquer efeitos decorrentes da curvatura da mangueira. Calcule o comprimento máximo de mangueira que pode ser usado.