A velocidade de uma partícula pode ser calculada a partir da função, . Sendo assim determine, se possível, os instantes em que a particula tem velocidade nula.

Passo 1

Beleza, vamos lá! O enunciado nos diz que a velocidade de uma partícula é dada pela função (em unidades do Sistema Internacional). Nosso objetivo aqui é descobrir em que momentos essa partícula está em repouso, ou seja, quando sua velocidade é igual a zero. Para resolver isso, vamos precisar usar um pouquinho de álgebra, especificamente resolvendo equações do 2º grau.

Passo 2

Primeiro, vamos entender a função da velocidade: . Essa é uma equação quadrática porque o termo com está presente. Nosso objetivo é encontrar os valores de que tornam .

Passo 3

A gente começa igualando a função da velocidade a zero:

Passo 4

Agora, vamos resolver essa equação para encontrar os valores de . Podemos fatorar na equação:

Passo 5

Dessa forma, temos duas possibilidades para que o produto seja zero:
Vamos resolver cada uma delas.

Passo 6

Para a segunda equação:
Vamos isolar :

Resposta

A partícula tem velocidade nula nos instantes segundos e segundos.

Exercícios relacionados

Duas equações são apresentadas buscam descrever a curva da Intensidade de radiação : Lei de Rayleigh-Jeans e Lei de Planck. Qual o modelo científico que eles adotaram, ou seja, de que modo eles buscaram explicar a radiação de cavidade? Por que utilizar a cavidade?
A lei de Planck descreve adequadamente a radiação de corpo negro através da equação . Quais hipóteses Planck adotou para resolver o problema da radiação de corpo negro?
Ainda em relação ao exercício 3 , sabendo que no instante s a partícula se encontrava na posição , estime a função horária que descreve suas posições, ou seja, obtenha uma função cuja derivada resulta na função fornecida no exercício.
O satélite circula a Terra em uma trajetória circular com velocidade escalar constante de . Se a aceleração é , determine a altitude . Suponha que o diâmetro da Terra seja 12.713 km.
Resposta: 5,99 Mm