Qual você esperaria ser o ácido mais forte? Explique sua resposta em cada exemplo.
© CH2 FCO2 H ou CH2 BrCO, H

Passo 1

Beleza, vamos começar resumindo a questão. A pergunta é: qual dos dois ácidos é mais forte, CH2FCO2H ou CH2BrCO2H? Vamos precisar entender sobre força ácida e como certos grupos ligados ao ácido influenciam essa força.

Passo 2

Primeiro, vamos falar sobre o que faz um ácido ser forte. A força de um ácido está relacionada à sua capacidade de doar prótons (H⁺). Quanto mais fácil for para o ácido liberar esse próton, mais forte ele é. Para isso, a estabilidade da base conjugada (a parte que sobra depois de perder o H⁺) é fundamental.

Passo 3

Agora, observando os dois ácidos: CH2FCO2H e CH2BrCO2H. A diferença entre eles está nos grupos ligados ao carbono: um tem um átomo de flúor (F) e o outro de bromo (Br).

Passo 4

Esses grupos (F e Br) são chamados de grupos eletronegativos. Eles puxam elétrons para si mesmos através de uma coisa chamada efeito indutivo. Esse efeito ajuda a estabilizar a base conjugada, facilitando a doação do próton.

Passo 5

Agora, comparar a eletronegatividade de F e Br. O flúor (F) é mais eletronegativo que o bromo (Br). Isso significa que o F puxa os elétrons com mais força do que o Br, estabilizando melhor a base conjugada.

Passo 6

Com o F puxando os elétrons mais fortemente, a base conjugada de CH2FCO2H fica mais estável comparada à de CH2BrCO2H. Isso faz com que o ácido com F seja capaz de doar o próton mais facilmente, ou seja, seja mais forte.

Resposta

O ácido CH2FCO2H é mais forte que CH2BrCO2H porque o flúor, sendo mais eletronegativo, estabiliza melhor a base conjugada através do efeito indutivo, facilitando a doação do próton.

Exercícios relacionados