Você é monitor de uma disciplina experimental e o professor pede para você preparar duas soluções aquosas para uma aula experimental: i) uma de cloreto de amônio
e outra de nitrato de lantânio
. O professor mostra que os dois frascos com os reagentes estão na bancada e que ambos os reagentes são sólidos incolores. Ao abrí-los para pesá-los você percebe que um deles não está na forma sólida, mas sim como líquido. Os rótulos estão um pouco apagados e você fica em dúvida sobre quem é quem. O que você faria para tentar distinguir os dois reagentes?
Passo 1
Beleza, então a gente tem um exercício onde você, como monitor, precisa preparar duas soluções: uma de cloreto de amônio (NH₄Cl) 1,0 mol/L e outra de nitrato de lantânio (La(NO₃)₃) 1,0 mol/L. O paradoxo é que ao abrir os frascos, um está sólido e o outro está líquido, mas os rótulos estão meio apagados. Vamos usar conhecimentos de química, como propriedades físicas e químicas dos compostos, para identificar qual frasco é qual.
Passo 2
Primeiro, vamos lembrar que o cloreto de amônio é um sal que se dissolve facilmente em água formando uma solução sólida, enquanto o nitrato de lantânio também é solúvel, mas é um composto de lantânio, que é um metal de terras raras. A diferença principal está na estrutura e no comportamento desses compostos em água.
Passo 3
Uma maneira simples de diferenciar é verificar a solubilidade com água. Se o frasco que está líquido é o cloreto de amônio, ele já está dissolvido na água, formando uma solução clara. Já o nitrato de lantânio, mesmo sendo solúvel, normalmente é armazenado como um sólido cristalino. Então, se o líquido for clareado e homogêneo, provavelmente é a solução de cloreto de amônio.
Passo 4
Outra estratégia é realizar um teste de pH. O cloreto de amônio é ligeiramente ácido quando dissolvido em água, enquanto o nitrato de lantânio pode formar uma solução levemente básica devido à hidrólise do íon lantânio. Usando papel indicador de pH, você pode medir a acidez ou basicidade da solução líquida para ajudar na identificação.
Passo 5
Além disso, observar a cor e a consistência pode ajudar. O nitrato de lantânio geralmente forma uma solução incolor, mas pode apresentar alguma coloração pálida dependendo da pureza. O cloreto de amônio também é incolor, então esse teste pode não ser conclusivo, mas combinado com o teste de pH, pode dar uma boa indicação.
Resposta
Ao realizar os testes de solubilidade e medir o pH da solução líquida, você descobrirá que a solução com pH ligeiramente ácido é o cloreto de amônio, e o frasco que permanece sólido é o nitrato de lantânio. Assim, você consegue distinguir qual reagente é qual mesmo com os rótulos apagados.