Se . Calcular: .

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse exercício que fala sobre uma distribuição normal. O enunciado nos dá que segue uma distribuição normal com média 50 e variância 25, ou seja, . A gente precisa calcular a probabilidade de estar dentro de 8 unidades da média, ou seja, . Para isso, vamos usar conceitos de distribuição normal e transformar o problema em algo que a gente consiga calcular usando a tabela da normal padrão.

Passo 2

Primeiro, vamos reescrever a expressão de uma forma mais simples. Esse valor absoluto quer dizer que está a menos de 8 unidades da média 50. Então, podemos dividir isso em duas desigualdades:
Agora, vamos somar 50 em todas as partes para isolar :
Então, a probabilidade que queremos calcular é .

Passo 3

Sabemos que segue uma distribuição normal onde e . Primeiro, precisamos encontrar o desvio padrão, que é a raiz quadrada da variância:
Com isso, podemos padronizar a variável para transformar em uma distribuição normal padrão , que tem média 0 e desvio padrão 1. A fórmula para padronizar é:

Passo 4

Vamos aplicar a padronização nas duas extremidades da desigualdade :
Para :
Para :
Então, a probabilidade que queremos calcular agora é:

Passo 5

Agora, vamos utilizar a tabela da distribuição normal padrão ou uma calculadora para encontrar as probabilidades correspondentes a e .
Consultando a tabela:

Passo 6

Para encontrar , subtraímos as duas probabilidades:

Resposta

A probabilidade de estar dentro de 8 unidades da média é aproximadamente 89,04%.

Exercícios relacionados

  1. (OPCIONAL) Prove que o desvio-padrão amostral pode ser calculado com a seguinte fórmula alternativa (mais fácil de ser utilizada!):
  1. A fim de verificar certas propriedades de algumas medidas numéricas descritivas considere o seguinte conjunto de dados: .
    (a) Calcule média, mediana, moda, amplitude, variância, desvio-padrão e coeficiente de variação pra esse conjunto de dados.
Seja . Determine:
Se , determinar a constante tal que