132. Foram conduzidos experimentos de transferência de massa com um cilindro de naftaleno, com 18,4 mm de diâmetro e 88,9 mm de comprimento, submetido a um escoamento cruzado de ar em um túnel de vento de baixas velocidades. Após a exposição por 39 min a uma corrente de ar a uma temperatura de 26°C e a uma velocidade de 12 m/s, foi determinado que houve uma diminuição de 0,35 g na massa do cilindro. A pressão barométrica foi medida, sendo igual a 750,6 mm Hg. A pressão de saturação psat do naftaleno vapor em equilíbrio com o naftaleno sólido é dada pela relação psat = p × 10E, sendo E = 8,67 – (3766/T), com T(K) e p (bar) representando a temperatura e a pressão do ar, respectivamente. O naftaleno possui uma massa molar de 128,16 kg/kmol.
(a) Determine o coeficiente de transferência de massa por convecção a partir das observações experimentais.
(b) Compare esse resultado com uma estimativa feita com uma correlação apropriada para as condições de escoamento fornecidas.
Passo 1
Letra (a)
Calcule o coeficiente de transferência de massa por convecção.
Calcule o valor de .
Escreva a relação da pressão de saturação.
Aqui, p é a pressão do ar e E é
Substituir para T .
Calcular a pressão p .
Obtenha as propriedades do vapor de ar saturado da água nas tabelas à pressão de saturação.
Calcule o coeficiente de transferência de massa por convecção.
Portanto, o coeficiente de transferência de massa por convecção é .
Passo 2
Letra (b)
O valor obtido do coeficiente de transferência de massa por convecção determinado por correlação apropriada é menor do que quando comparado ao coeficiente de transferência de massa determinado a partir das observações experimentais.
Resposta
- Comparação em texto