Ao analisar os problemas a seguir envolvendo a transferência de calor no ambiente natural (ao ar livre), lembre que a radiação solar é formada por componentes com grandes e pequenos comprimentos de onda. Se esta radiação incide sobre um meio semitransparente, como, por exemplo, água ou vidro, duas coisas irão acontecer à porção não refletida da radiação. O componente com grandes comprimentos de onda será absorvido na superfície do meio, enquanto o componente com pequenos comprimentos de onda será transmitido através da superfície.
- O número de placas de vidro em uma janela pode influenciar fortemente a perda de calor de um quarto aquecido para o ar ambiente exterior. Compare as unidades com dupla placa (vidro duplo) e placa simples mostradas através da identificação dos processos de transferência de calor relevantes em cada caso.
Passo 1
Beleza galerinha, vamos lá! Para identificarmos os processos, vamos desenhar o esquema e analisar como o calor se relaciona com o pavimento!
Os processos relevantes associados com vidros simples (acima do esquema da esquerda) e duplos (acima do esquema da direita) incluem.
Passo 2
Nomeando cada interação:
Convecção do ar da sala para a superfície interna do primeiro painel.
Troca de radiação líquida entre as paredes da sala e a superfície interna do primeiro painel
Condução através do primeiro painel.
Troca de radiação líquida entre a superfície externa do primeiro painel e a superfície interna do segundo painel (através do espaço aéreo).
Condução através de um segundo painel.
Convecção da superfície externa de um (ou segundo) painel para o ar ambiente.
Troca líquida de radiação entre a superfície externa de um (ou segundo) painel e arredores, como o solo.
Incidente de radiação solar durante o dia; a fração transmitida ao quarto é menor para painel duplo.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)