Enunciado
FenTrans, MecFlu, TransCal e TransMassa - Incropera - Fundamentos de Transferência de Calor e Massa- Ed: 7º - Capítulo 6.Problemas - Ex. 22
Com uma boa aproximação, a viscosidade dinâmica μ, a condutividade térmica k e o calor específico cp são independentes da pressão. De que forma a viscosidade cinemática v e a difusividade térmica α de um líquido incompressível e de um gás ideal variam com a pressão? Determine α do ar a 350 K para pressões de 1, 5 e 10 atm. Supondo um número de Reynolds de transição de 5 × 105, determine a distância da aresta frontal de uma placa plana na qual a transição irá ocorrer para o ar a 350 K em pressões de 1, 5 e 10 atm, com u∞ = 2 m/s.
Passo 1
Vamo analisar o enunciado junto pra entender o que ele quer de você.
Primeiro, o enunciado afirma que a viscosidade dinâmica μ, a condutividade térmica k e o calor específico são independentes da pressão. Podemos então mostrar como a viscosidade cinemática ν e a difusividade térmica α de um líquido incompressível e de um gás ideal variam com a pressão.
Vamos lembrar as definições de ν e α:
Vamos analisar então a variação de para os dois casos analisados:
- Para um líquido incompressível, não varia com a pressão, portanto nem nem variam com a pressão;
- Para um gás ideal, , sendo a pressão, constante específica do ar e a temperatura em .
Nos próximos passos, vamos calcular e para o ar a , além de calcular a distância da aresta para ar escoando a e velocidade , com Número de Reynolds crítico de .
Antes de irmos para os próximos passos, vamos buscar as propriedades do ar na Tabela A.4 (página 634):
Passo 2
Primeiro, a gente vai calcular os valores de e para o ar a diferentes pressões, utilizando as propriedades que achamos para o ar a . Fique ligado na sequência: primeiro a gente calcula as densidades (, e só depois a viscosidade cinemática e a difusividade térmica.
Vamo lá:
Logo, a massa específica é:
Portanto, e são:
Logo, a massa específica é:
Portanto, e são:
Logo, a massa específica é:
Portanto, e são:
Passo 3
Agora, pra fechar a questão, vamos calcular as distâncias das arestas da placa onde vão ocorrer a transição dos escoamentos laminares para turbulentos () para cada uma das três pressões.
Vamos lembrar como calcular o número de Reynolds Crítica:
Reorganizando para explicitar :
Vamos agora calcular esses valores para cada uma das pressões indicadas no enunciado. Vale lembrar que as massas específicas continuam sendo aquelas que já calculamos no passo anterior!
Pronto, matamos a questão juntos! :)
Resposta
Os valores das propriedades em diferentes pressões são: