A comporta ABC na figura a seguir tem uma dobradiça em B, em uma linha fixa, e 2 m de largura. A comporta abrirá em A para liberar água se a profundidade da água for suficientemente alta. Calcule a profundidade h para a qual a comporta começará a abrir.

Passo 1

Vamos chamar de H = (h – 1), ou seja, a distância do topo até a cota onde está AB. Agora, precisaremos fazer um diagrama de corpo para avaliar quais forças estão atuando em AB e BC.

Passo 2

A soma dos momentos dessas forças em B é igual quando a comporta abrir:

∑ M B = 0 = ρ g H 0,2 b 0,1 = ρ g H 2 H b H 3

b é a espessura da comporta.

Resolvendo para H, temos ao final que H = 0,346   m

Passo 3

Portanto, h = H + 1 = 1,346   m

Resposta

h = 1,346   m

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Repita o Problema 3-63 para um raio de 4 m para a comporta.
Uma comporta na forma de um quarto de círculo e 4 m de comprimento, com raio de 3 m e peso desprezível está ligada com dobradiças à sua aresta superior A , como mostra a Figura P3-63. A comporta contr
Considere uma superfície curva submersa. Explique como você determinaria a componente vertical da força hidrostática que age sobre essa superfície.
Considere uma superfície circular sujeita a forças hidrostáticas por um líquido de densidade constante. Se as intensidades das componentes horizontal e vertical da força hidrostática resultante forem
Você já deve ter notado que a espessura de uma barragem é maior no fundo. Explique por que as barragens são construídas dessa forma.