Enunciado
FenTrans, MecFlu, TransCal e TransMassa - Frank White - Mecânica dos Fluidos- Ed: 6º - Capítulo 2.Problemas - Ex. 18
O sistema abaixo está a 20°C. Se a pressão atmosférica é de 101,33 kPa e a pressão no fundo do tanque é de 242 kPa, qual é a densidade do fluido X?
Passo 1
Fala aí, galera!!! Bora pra mais um “lerigou” da mecânica dos fluidos?
Bem, a primeira coisa que a gente tem que saber que isso aí aconteceu por causa do professor das meninas superpoderosas quando “acidentalmente acrescentou o elemento X” (Eu sei que você leu isso com a voz do narrador hehe).
Mas agora falando sério, a primeira coisa que precisamos nessa questão é lembrar do conceito de hidrostática quando nos diz que a pressão em um ponto é igual a soma de todas as pressões estão acima deste mesmo ponto.
Passo 2
Nesse momento precisamos então relembrar como que se calcula a pressão de uma coluna de fluido. Se não se lembra, se liga só!
Ou seja, para calcular a pressão do fluido i, eu preciso da densidade dele e saber qual é a altura da coluna do fluido i.
Então fechou!!!! Agora é só a gente pegar as densidades dos fluidos (está na tabela ao final do livro) na temperatura dita e voilá!!!
Passo 3
Agora é mão na massa e usar a nossa velha amiga calculadora!
Resolvendo para temos ao final
Comentário: Perceba que a densidade encontrada faz sentido, uma vez que ela é maior que da água e menor que do mercúrio e o fluido está exatamente entre a coluna de água e de mercúrio.