Enunciado
FenTrans, MecFlu, TransCal e TransMassa - Incropera - Fundamentos de Transferência de Calor e Massa- Ed: 7º - Capítulo 9.Problemas - Ex. 76
Considere uma esfera com de diâmetro imersa em um fluido a e .
(a) Se o fluido ao redor da esfera é infinito e quiescente, mostre que o limite condutivo para a transferência de calor a partir da esfera pode ser representado por . Sugestão: Comece com a expressão para a resistência térmica de uma esfera oca, Equação 3.41, faça e então represente o resultado em termos do número de Nusselt.
(b) Considerando convecção natural, a qual temperatura superficial o número de Nusselt irá ser o dobro do limite condutivo? Considere ar e água como os fluidos.
(c) Considerando convecção forçada, a qual velocidade o número de Nusselt irá ser o dobro do limite condutivo? Considere ar e água como os fluidos.
Passo 1
Falaaa aiii, turubom?! Nessa questão nós temos uma esfera de de diâmetro imersa em um fluido a e queremos encontrar o limite de condução da transferência de calor da esfera para o fluido extenso e inativo, .
Além, da temperatura da superfície na qual o número de Nusselt é o dobro do limite de condução para os fluidos ar e água considerando a convecção livre. E, considerando a convecção forçada, a velocidade do fluido na qual o número de Nusselt é o dobro do limite de condução para os fluidos ar e água. Vamos lá!
Passo 2
Para resolver essa questão vamos assumir que:
(1) A esfera é isotérmica;
(2) Na parte (a), o fluido é estacionário;
(3) Na parte (b), o fluido é quiesciente, extenso.
Seguindo a dica fornecida na declaração do problema, a resistência térmica de uma esfera oca, de raio interno e externo, e , respectivamente, e condutividade térmica k, é:
E como esse é o meio é extenso.
O número de Nusselt pode ser expresso como,
E a resistência de condução em termos de um coeficiente de convecção é,
Combinando as equações,
Passo 3
Para convecção livre, a correlação recomendada, é:
Onde as propriedades são avaliadas em,
Mas precisamos saber que valor de é necessário para para os fluidos ar e água. Usando a Ferramenta de Correlações IHT, Convecção Livre, Esfera e a Ferramenta Propriedades para Ar e Água, encontramos:
Ar: para toda
Água:
Passo 4
Para convecção forçada, a correlação recomendada é,
Onde as propriedades são avaliadas em exceto os avaliados em .
Mas, precisamos saber qual o valor de necessário para se os fluidos são ar e água. Usando a Ferramenta de Correlações IHT, Convecção Forçada, Esfera e a Ferramenta Propriedades para Ar e Água (avaliando todas as propriedades a ), encontramos:
Ar:
Água:
Resposta
- Ar: para toda
- Ar:
Água:
Água: