Considere um pequeno objeto de metal aquecido de massa m e calor específico c que inicialmente está a uma temperatura T i . O objeto é resfriado em ambiente a uma temperatura T ∞ por convecção, com coeficiente de transferência de calor h . A temperatura do objeto de metal varia uniformemente durante o resfriamento. Escreva o balanço de energia do objeto de metal e derive a equação diferencial que descreve a variação da temperatura da esfera com o tempo, T t . Assuma que a condutividade térmica é constante e que não há geração de calor no objeto. Não resolva o problema.

Passo 1

O nosso primeiro passo é fazer considerações para resolver o nosso problema. Sendo assim, temos um problema de regime transiente, em que a temperatura da esfera varia como um todo, isto é, T = T t , as propriedades da esfera são constantes e não há geração de calor.

Vamos lá. Queremos escrever o balanço de energia e, a partir dele, derivar a equação de energia que descreve a variação de temperatura no corpo.

Começaremos então com o balanço de energia. Portanto:

C a l o r   q u e   e n t r a - C a l o r   q u e   s a i + C a l o r   g e r a d o = C a l o r   a c u m u l a d o

0 - h ⋅ A s ⋅ T t - T ∞ + m ⋅ c p ⋅ T t + Δ t - T t Δ t = 0

h ⋅ A s ⋅ T t - T ∞ = m ⋅ c p ⋅ T t + Δ t - T t Δ t

E esse é o nosso balanço de energia.

Passo 2

Agora vamos derivar a equação diferencial. Para isto, precisamos fazer Δ t → 0 . Quando tomamos o limite, temos:

h ⋅ A s ⋅ T t - T ∞ = m ⋅ c p ⋅ - d T d t

Percebam que o sinal é negativo, pois a temperatura do corpo diminui com o passar do tempo. Portanto, temos a seguinte equação diferencial:

d T d t = - h ⋅ A s ⋅ T t - T ∞ m ⋅ c p

Resposta

O balanço de energia é:

h ⋅ A s ⋅ T t - T ∞ = m ⋅ c p ⋅ T t + Δ t - T t Δ t

A equação diferencial é:

d T d t = - h ⋅ A s ⋅ T t - T ∞ m ⋅ c p

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Como a integração está relacionada com a derivação?
A temperatura de uma parede plana durante condução de calor unidimensional permanente varia linearmente quando a condutividade térmica é constante. Esse comportamento será mantido se a condutividade t
Como as equações diferenciais com coeficientes constantes diferem das com coeficientes variáveis? Dê um exemplo de cada tipo.
Como distinguir a equação diferencial linear da não linear?
Reconsidere o Prob. 2-105. Usando EES (ou outro programa), trace a taxa de condução de calor através da placa como função da temperatura do lado quente da placa no intervalo de 400 K a 700 K. Discuta