Considere o Problema 15-12C novamente, exceto que a condição de contorno no lado comum entre os blocos e será um ventilador com uma elevação de pressão especificada da direita para a esquerda do ventilador. Suponhamos que um código CFD incompressível seja executado em ambos os casos (com e sem o ventilador). Com todas as condições iguais, a pressão na entrada aumentará ou diminuirá? Por quê? O que acontecerá à velocidade da saída? Explique.
Passo 1
Fala aí, galerinha. Tudo beleza? Vamos fazer mais uma questão de MecFlu pra tirar aquele 10 na prova.
Neste problema devemos listar e descrever brevemente seis condições de contorno e dar um exemplo de cada uma. Então bora lá:
1- Fluxo de saída:
Uma condição de limite de saída em que o gradiente das propriedades do fluido é varia entre zero ao limite de fluxo de saída. O fluxo de saída é normalmente útil longe do objeto ou área de interesse em um campo de fluxo.
Exemplo: o campo distante de fluxo sobre um corpo.
2- Periódico:
Quando a geometria física tem periodicidade, a condição de contorno periódica é usada para especificar que tudo o que passa por uma face do par periódico deve entrar simultaneamente na outra face do par periódico.
Exemplo: em um trocador de calor onde existem várias filas de tubos.
3- Entrada de pressão: um limite de influxo no qual a pressão (mas não a velocidade) é conhecida e especificada na face.
Exemplo: a câmara de decantação de alta pressão de uma instalação de túnel de vento de descarga.
4- Saída de pressão: U
m limite de fluxo de saída no qual a pressão (mas não a velocidade) é conhecida e especificada na face.
Exemplo: a saída de uma tubulação exposta à pressão atmosférica.
5- Simetria:
Uma face sobre a qual os gradientes de todas as variáveis de fluxo são definidos como normal zero para a face - o resultado é uma imagem espelhada no plano de simetria. O fluido não pode fluir através de um plano de simetria.
Exemplo: o plano médio de fluxo sobre um cilindro circular em que a metade inferior é uma imagem espelhada da metade superior.
6- Entrada de velocidade: Uma condição de limite de entrada em que a velocidade (mas não a pressão) é conhecida e especificada na face. Exemplo: um fluxo de entrada de fluxo livre uniforme entrando em um domínio computacional de um lado.
É isso, galera. Bora pra praticar mais pra ficar craque.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)